Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-549

TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE A DURAÇÃO DO SONO E O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL NUMA DETERMINADA POPULAÇÃO SOROCABANA

AUTOR(ES): FÁBIO TADEU DE MOURA LORENZETTI , CRISTIANE GONÇALVES CORDEIRO, NELSON FABRÍCIO GOETTEN DE LIMA, ANA PAULA FIUZA FUNICELLO DUALIBI

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DE OTORRINOLARINGOLOGIA DE SOROCABA – BOS

INTRODUÇÃO: Ao longo dos anos, a duração auto-reportada do sono diminuiu na sociedade moderna e vários estudos correlacionam o tempo reduzido de sono com o aumento do índice de massa corporal (IMC).

OBJETIVO: O presente estudo objetiva correlacionar a duração do sono com o IMC de uma população adulta e confrontar com os dados existentes na literatura.

METODOLOGIA: 557 pessoas freqüentadoras da Instituição, maiores de 18 anos de idade, foram entrevistadas e auto-reportaram as seguintes questões: idade, duração aproximada do sono, peso e altura. Posteriormente, os entrevistadores calcularam o IMC, categorizaram a amostra e realizaram análises estatísticas.

RESULTADOS: Das 250 pessoas (45%) com peso normal ou baixo, a duração média do sono foi de 7,3 horas. Para a população com sobrepeso, num total de 238 pessoas (42,5%), o sono médio foi de 7,1 horas. E finalmente, para os 69 obesos (12,4%), o sono durou cerca de 6,7 horas.

CONCLUSÃO: Notamos uma relação inversamente proporcional entre o índice de massa corporal e a duração do sono na população estudada. Tal achado corrobora com os dados existentes na literatura da relação entre redução do tempo de sono e peso excessivo (sobrepeso/obesidade). Porém, em nosso estudo não houve associação entre tempo aumentado de sono e excesso de peso. Há necessidade de estudos adicionais sobre o assunto.

Descritores: sono, IMC, obesidade.

Fechar