Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-540
TÍTULO: RÂNULA DISSECANTE EM PACIENTE PEDIÁTRICO: RELATO DE CASO
AUTOR(ES): MARIA ISABEL DOS SANTOS BEILER , FLÁVIA ARAUJO BARROSO PEREIRA, FERNANDO GIORDANO DE BARROS, JAIR DE CARVALHO E CASTRO, WALTER SEDLACEK MACHADO
INSTITUIÇÃO: SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO
INTRODUÇÃO: Rânula é um tipo de mucocele encontrado no assoalho da boca, geralmente lateral a linha média. É um cisto que se origina pela retenção de muco no sistema de ductos de Bartholin e Rivius ou de extravasamento mucoso como resultado de rompimento ductal. Há um acúmulo de secreção salivar grossa e viscosa nos tecidos, produzindo um pseudocisto. A rânula na sua forma dissecante é um evento raro, com poucos casos descritos na literatura quando comparado a sua forma simples.
OBJETIVO: Relato de caso de paciente pediátrico apresentando rânula dissecante, que é considerada uma forma rara de apresentação. Descrever sua forma de apresentação, diagnóstico e manejo adequado.
MÉTODO: Análise de prontuário de paciente pediátrico com rânula dissecante, tratado com excisão transoral e marsupialização dos bordos.
CONCLUSÃO: A rânula dissecante (RD) é um evento raro. As manifestações e apresentação clínica são bem típicas. Exames complementares não são essenciais para o diagnóstico.