Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-529

TÍTULO: PSEUDOTUMOR INFLAMATÓRIO EM OSSO TEMPORAL: UMA RARA APRESENTAÇÃO

AUTOR(ES): ELIONES DANTAS PINTO DO AMARAL , HENRIQUE FERNANDES DE OLIVEIRA, CAIO ATHAYDE NEVES, MARCO ANTÔNIO RIOS LIMA, TATIANA CUNHA DE CARVALHO MATOS, OSWALDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA JÚNIOR

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS

INTRODUÇÃO: O pseudotumor inflamatório (PTI) é uma patologia benigna que acomete principalmente pulmão e órbita, mas pode ser encontrada em qualquer parte do corpo. Sua apresentação mimetiza tanto clinicamente quanto radiologicamente um tumor maligno. O diagnóstico definitivo é afirmado pela histopatologia que evidencia miofibroblastos e células inflamatórias.

OBJETIVO: Apresentamos um relato de caso de um raro pseudotumor inflamatório de osso temporal que foi acompanhado no Serviço de Otorrinolaringologia de um Hospital Militar Terciário.

METODOLOGIA: Revisão bibliográfica de artigos médico indexados nos últimos 5 anos.

CONCLUSÃO: Relatamos um caso de pseudotumor inflamatório de osso temporal que inicialmente assemelhava-se bastante a uma neoplasia maligna, tanto na clínica quanto na imagenologia, o paciente foi submetido a uma timpanomastoidectomia radical e o estudo anatomopatológico demonstrou tratar-se de uma singular patologia. O paciente mantém-se após dois anos assintomático. O PTI é um raro tumor e é um diagnóstico que não deve ser ignorado em patologias que acometem a região de cabeça e pescoço. Um diagnóstico rápido, favorece a uma adequada condução, minimizando eventuais seqüelas.

Fechar