Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-523

TÍTULO: PREVALÊNCIA E ASSOCIAÇÃO DE OBSTRUÇÃO NASAL COM DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS RELACIONADOS AO SONO EM PACIENTES DO AMBULATÓRIO DE RONCO E APNÉIA DE UM HOSPITAL-ESCOLA.

AUTOR(ES): MARCELA SUMAN , JOSÉ EDUARDO ANTUNES PINHEIRO, FÁBIO CAPUANO DOMINGOS, THIAGO BITTENCOUT OTTONI DE CARVALHO, VÂNIA BELINTANI PIATTO, FERNANDO DRIMEL MOLINA, JOSÉ VICTOR MANIGLIA

INSTITUIÇÃO: DEPARTAMENTO DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - FAMERP - SÃO JOSË DO RIO PRETO

INTRODUÇÃO: A síndrome da apnéia/hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) é um distúrbio respiratório relacionado ao sono altamente prevalente, afetando cerca de 4% dos homens e 2% das mulheres adultas. Existe relação entre obstrução nasal e roncos/SAHOS, o aumento da resistência nasal pode induzir alterações respiratórias durante o sono alterando a qualidade do mesmo. OBJETIVOS: verificar a prevalência de obstrução nasal em pacientes com queixas de distúrbios respiratórios relacionados ao sono encaminhados ao Ambulatório de Ronco e Apnéia de Sono e sua relação com os preditores da doença. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo de casos retrospectivo em corte transversal onde foram avaliados 195 pacientes entre os anos de 2002 a 2009. Os seguintes dados foram coletados: idade, gênero, índice de massa corpórea, índice de apnéia/hipopnéia durante o sono (IAH), intensidade do ronco, Escala de Epworth, Classificação de Friedman e exame fisico nasal. Os pacientes foram divididos em dois grupos: I- com SAHOS: IAH = 5 e II- com Ronco Primário: IAH < 5. RESULTADOS: Dos 195 pacientes, 133 (68%) são do gênero masculino e 62 (32%) do gênero feminino. Dentre os pacientes com SAHOS, 76% são homens, com idade média de 48 anos, obesos e IAH de grau grave e os pacientes com Ronco Primário são mulheres em mais da metade dos casos (53%), idade média de 45 anos e com sobrepeso. A diferença entre os gêneros, idade, IMC e IAH foi, respectivamente, significante p=0,0002, p=0,224, p=0,0112 e p<0,0001, entre ambos os grupos. Desvio de septo nasal e hipertrofia de conchas foram as alterações anatômicas nasais encontradas mais prevalentes para ambos os grupos ocorrendo, respectivamente, em 78% (111/142) e 28% (40/142) dos casos com SAHOS e 73% (39/53) e 45% (24/53) dos pacientes com Ronco Primário. Não houve diferença significante entre a análise das médias da intensidade do ronco e da Classificação de Friedman entre ambos os grupos de pacientes. Pacientes com SAHOS apresentaram as médias da escala de Epworth significantemente mais altas (p=0,0001) que os pacientes com Ronco Primário. A comparação entre os graus de IAH alterado com a presença de obstrução nasal, com a intensidade do ronco e com a escala de sonolência foi estatisticamente significante em relação ao IAH normal (p=0,0349). A comparação do número total de pacientes com SAHOS apresentando obstrução nasal, com a intensidade do ronco e com o grau de sonolência em relação ao total de pacientes com Ronco Primário foi também de significância estatística (p=0,008). CONCLUSÕES: Houve associação da presença de obstrução nasal com SAHOS. Houve associação do IAH com a obstrução nasal, com a intensidade do ronco e com maior sonolência. A obstrução nasal tem papel importante na patogênese da SAHOS devendo ser realizada sua abordagem diagnóstica quando da avaliação dos pacientes.

Fechar