Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-520

TÍTULO: PREVALÊNCIA DE SINAIS E SINTOMAS OBSTRUTIVOS NASAIS EM PACIENTES COM SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO

AUTOR(ES): MARCELO SCAPUCCIN , CRISTIANE SAYURI DE JESUS, FELIPE HIDEO IKEDA, SANDRA DÓRIA XAVIER, JOSÉ EDUARDO LUTAIF DOLCI

INSTITUIÇÃO: SANTA CASA DE SAO PAULO

INTRODUÇÃO: A obstrução nasal é freqüentemente relacionada com os distúrbios respiratórios do sono, levando a resistência importante do fluxo aéreo, apnéia, hipopnéia e roncos, comprometendo consideravelmente a qualidade de vida do paciente. Por estes motivos, a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) e a obstrução de vias aéreas superiores são pautas constantes de discussões.

OBJETIVO: Avaliar a prevalência de queixas nasais em pacientes com SAOS.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram avaliados 134 pacientes, entre 18 e 79 anos, em um estudo retrospectivo desde 16\06\2004 com os pacientes do ambulatório do Ronco e Apneia do Sono que apresentaram alterações na polissonografia.

RESULTADOS: No estudo a idade média apresentada entre os avaliados foi de 50,5 anos com índice de massa corpórea média de 29, sendo que 65 (88%) dos eram do sexo masculino e 46 (35%) do sexo feminino. Entre os 133 avaliados, 21 apresentavam SAOS leve, 35 SAOS moderado e 77 SAOS grave. Quarenta e três pacientes (56%) com SAOS grave, 20 pacientes (57%) com SAOS moderada e 11 pacientes (52%) com SAOS leve apresentaram obstrução nasal. 

DISCUSSÃO: O presente estudo reafirmou a convicção de que as alterações nasais influenciam diretamente nos distúrbios do sono.  Porém, há necessidade de maior número de evidências ciêntíficas para a confirmação da relação fisiopatológica entre as queixas e alterações anatômicas nasais e a gênese, ou até mesmo o agravamento da SAOS.

CONCLUSÃO: A obstrução nasal, como foi evidenciado neste estudo, é um dos fatores que correlacionados aos distúrbios respiratórios do sono, assim como a obesidade. Portanto, pode-se inferir que a melhora do fluxo nasal, assim como a perda de peso, poderiam colaborar com a melhor qualidade do sono dos pacientes. 

Fechar