Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-491
TÍTULO: PERFIL OTORRINOLARINGOLÓGICO EM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE CURITIBA
AUTOR(ES): JULIANA BENTHIEN CAVICHIOLO , BETTINA CARVALHO, SAULO DE CARVALHO, ELISE ZIMMERMANN, LAURO JOÃO LOBO ALCÂNTARA, MARCOS MOCELLIN
INSTITUIÇÃO: HC-UFPR
RESUMO
As cirurgias otorrinolaringológicas são muito comuns dentro das cirurgias pediátricas e os otorrinolaringologistas contam com uma vasta gama de procedimentos cirúrgicos, sendo a adenoamigdalectomia a cirurgia mais realizada, seguida pelas cirurgias otológicas. A complicação mais freqüente das adenoamigdalectomias é o sangramento. Apesar de ser a complicação mais temida, apenas uma pequena parcela de pacientes necessita de intervenção cirúrgica para parar o sangramento.
OBJETIVO
Avaliar o perfil cirúrgico otorrinolaringológico em hospital pediátrico de Curitiba.
MATERIAL E MÉTODO
Realizou-se um levantamento do número e tipo de cirurgias otorrinolaringológicas realizadas no ano de 2009 no Hospital Infantil Pequeno Príncipe.
RESULTADO
Do total de 2020 procedimentos realizados no centro cirúrgico no ano de 2009, 9,26% (187) foram exames e 90,74% (1833) cirurgias, sendo 65,14% (1316) realizadas pelo SUS, 32,47% (656) por convênio e 2,39% (48) particulares. A distribuição quanto ao sexo foi 1106 meninos e 914 meninas. A adenoidectomia com ou sem amigdalectomia correspondeu a 62,5% (1146) das cirurgias. Destas, apenas 0,96% (11) foram submetidas a revisão em centro cirúrgico. Em 2º lugar aparecem as cirurgias otológicas, sendo a timpanotomia, com ou sem tubo de ventilação, a mais prevalente.
CONCLUSÃO
Os otorrinolaringologistas têm a possibilidade de realizar diversos tipos de procedimento cirúrgico, intervindo em cavidade oral, aparelho auditivo, fonatório, respiratório, além de cirurgias cérvico-faciais.
A cirurgia otorrinolaringológica mais realizada na faixa etária pediátrica no hospital Pequeno Príncipe é a adenoamigdalectomia, com taxa de revisão similar a encontrada na literatura. Meninos são mais submetidos a procedimentos do que meninas. A maior parte das cirurgias otorrinolaringológicas realizadas nesse hospital no ano de 2009 foram realizadas pelo SUS.
Isso mostra a importância da cirurgia de adenoamigdalectomia na pratica diária do otorrinopediatra, sendo que o peso desse problema entre os usuários do SUS é grande.