Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-489

TÍTULO: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES SUBMETIDOS A MICROCIRURGIA DE LARINGE NO SERVIÇO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.

AUTOR(ES): LARISSA MAGALHÃES NAVARRO , HENDERSON DE ALMEIDA CAVALCANTE, GISELE VIEIRA HENNEMANN KOURY, JOYCE DE OLIVEIRA LIMA, FRANCISCO XAVIER PALHETA NETO, WANER JOSEFA QUEIROZ DE MOURA, LORENA GONÇALVES RODRIGUES

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BETTINA FERRO DE SOUZA-UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INTRODUÇÃO: A laringe é um órgão extremamente complexo, responsável por diversas e importantes atividades fisiológicas. As pregas vocais são as estruturas que maior trauma sofrem ao longo da vida do indivíduo e vários fatores herdados ou adquiridos podem alterar este equilíbrio, levando a lesões das mesmas. As enfermidades que acometem a laringe apresentam características particulares, por promoverem modificações funcionais e estruturais, algumas destas não serão resolvidas com o tratamento medicamentoso, ou terapia fonoaudiológica, podendo assim, ser submetidas a tratamento cirúrgico, na dependência ainda de outros fatores, como: patologia de base, evolução clínica, condição física do paciente e comprometimento funcional. Considerando os escassos trabalhos baseados em dados clínico-epidemiológicos das patologias cirúrgicas da laringe encontrados na literatura, é que se propôs analisar variáveis clínicas, epidemiológicas e propedêuticas, a fim de contribuir para a compreensão das histórias naturais e de apresentação destas alterações.

OBJETIVO: Traçar o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos à microcirurgia de laringe no serviço de otorrinolaringologia de um hospital universitário.

METODOLOGIA: Estudo retrospectivo de 99 pacientes que foram submetidos a microcirurgia de laringe em um serviço de otorrinolaringologia, durante período de 3 anos. Estes foram estratificados quanto ao sexo, idade, procedência, queixa principal, tempo de evolução da doença, provável diagnostico a videolaringoscopia pré-operatória, presença de comorbidades e hábitos. 

RESULTADOS: Do total de 99 pacientes avaliados, 56 eram do sexo masculino e 43 do feminino, com predomínio da faixa etária entre 41 a 50 anos. Relacionado à procedência, 62 eram provenientes da capital e 37 do interior do estado.  Disfonia foi referida por 92 pacientes. O tempo de evolução da doença foi menor que um ano em 44 pacientes. As comorbidades estavam presentes em 18. Observou-se que 15 pacientes eram etilista, 37 tabagista e 57 negaram habitos. À videolaringoscopia pré-operatória, 31 possuiam imagem sugestiva de pólipo vocal, 22 de papiloma, 10 de cisto de prega vocal e 16 com lesões que sugeriam neoplasia.

CONCLUSÃO: O perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a microcirurgia de laringe no serviço de otorrinolaringologia de um hospital universitário durante os 3 anos pesquisados (maio de 2007 a maio 2010) corresponde a homens, com faixa etária entre 41 e 50 anos, procedentes da capital do estado, com queixa principal de disfonia,  tempo de evolução da doença menor que um ano, ausência de comorbidades e sem hábitos de risco.

Fechar