Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-470

TÍTULO: PERFIL DEMOGRÁFICO E ANÁLISE LARINGOSCÓPICA DE INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE SJÖGREN EM ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL

AUTOR(ES): MARCO ANTÔNIO DOS ANJOS CORVO , CLAUDIA ALESSANDRA ECKLEY, BIANCA MARIA LIQUIDATO, GUSTAVO LEÃO CASTILHO, CIBELLE NUNES DE ARRUDA

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO: A síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune das glândulas exócrinas, que cursa com xerostomia na maioria dos indivíduos. Tendo a saliva participação essencial na homeostase do sistema digestório, sabe-se que variações no volume e na composição salivar podem modificar sua função protetora para o esôfago, para a cavidade orofaríngea e para a laringe. A literatura registra maior prevalência da DRGE em populações com SS, porém são raras as considerações acerca da presença de refluxo laringofaringeo neste subgrupo.

OBJETIVO: Avaliar as repercussões laríngeas da xerostomia em indivíduos com SS.

METODOLOGIA: Foram avaliados 21 indivíduos consecutivos com SS dentre os pacientes em acompanhamento no serviço de otorrinolaringologia de um hospital universitário terciário. O diagnóstico da SS foi firmado a partir dos critérios atualmente aceitos pela comunidade internacional e, após obtenção de dados demográficos, todos foram submetidos à nasofibrolaringoscopia e/ou laringoscopia rígida para análise minuciosa da faringe e laringe. Os critérios de exclusão do estudo foram quaisquer condições que excluíssem o diagnóstico de SS, como presença de hepatite C, sarcoidose, radioterapia de cabeça e pescoço ou linfoma.

RESULTADOS: Todos os sujeitos de pesquisa eram do gênero feminino, sendo a média de idade de 63 anos (variando de 52 até 78 e mediana de 62 anos). A média do tempo de diagnóstico dos sujeitos da pesquisa foi de 6 anos e 6 meses, variando de casos recém diagnosticados (4 meses) até 9 anos de acompanhamento. Todos apresentaram mobilidade e sensibilidade de pregas vocais preservadas. Os sinais laringoscópicos mais comumente observados foram edema de pregas vocais (21), hipertrofia de comissura posterior / paquidermia de moderada a grave intensidade (18), obliteração total de ventrículo (11) e eritema de aritenóides (11). Além disso, observados acúmulo de muco espessado e pseudosulco vocal em 3 casos, e 2 casos com granuloma de prega vocal, configurando uma série de sinais endolaríngeos sugestivos de refluxo laringofaringeo. O Reflux Finding Score (RFS) médio foi de 11,5, variando de 8 até 18. Em dois indivíduos foram observados nódulos de pregas vocais, não havendo registro dos nódulos de bambu na casuística analisada. Estas lesões seriam nódulos com caracteres macroscópicos especiais que os tornariam diferentes dos nódulos clássicos por torná-los semelhantes a gomos de um bambu, e segundo a literatura seriam mais freqüentemente encontrados em populações com doenças reumatológicas.

CONCLUSÃO: Concluiu-se que o perfil demográfico dos pacientes em acompanhamento ambulatorial no serviço em questão foi de mulheres, na sexta década de vida, com tempo médio de diagnóstico em torno de seis anos, e que apresentavam sinais laríngeos sugestivos de laringofaringite crônica por refluxo.

Fechar