Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-460
TÍTULO: PENFIGÓIDE DE MEMBRANAS MUCOSAS-ACOMETIMENTO ORAL E NASAL: RELATO DE CASO
AUTOR(ES): CÁTIA RODRIGUES DOMINGOS, ISAMARA SIMAS OLIVEIRA, LETÍCIA PAIVA FRANCO, LÍGIA OLIVEIRA GONÇALVES, LEANDRO FARIAS EVANGELISTA, ROBERTO EUSTÁQUIO GUIMARÃES
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DAS CLÍNICAS- UFMG
Penfigóide de Membranas Mucosas constitui um dos espectros do grupo das doenças vesicobolhosas crônicas, de evolução limitada, de involução cicatricial o que implica grave morbidade. Acomete adultos e idosos, predominando no sexo feminino ( 2:1 ) e sem predileção racial.
A etiopatogenia consiste em auto-anticorpos, IgG e IgA principalmente, contra a membrana basal do epitélio de mucosas. Clínicamente se apresenta como bolhas em membranas mucosas que são efêmeras e se localizam: 90% na mucosa oral, 66% conjuntival, 60% nasofarigeanas, 21% laríngea e 19% em genitália.
O paciente em relato apresentou lesões onde as mesmas são mais comumente encontradas: cavidade oral, nasal e conjuntivas; sem exito letal mas de dificil controle com o tratamento imunossupresssor. Foram importantes para o diagnóstico a correlação de queixas (oro-nasal e ocular) e a abordagem multidisciplinar.