Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-447
TÍTULO: PAPILOMATOSIS LARINGEA RECURRENTE CON TRANSFORMACION A CARCINOMA PULMONAR
AUTOR(ES): MARIA LETICIA ALARCON, JORGE ARIAS, CARLOS ARCE, ANIBAL FILARTIGA, ROMY GOMEZ, JOSÉ QUIROZ
INSTITUIÇÃO: CATEDRA DE OTORRINOLARONGOLOGIA, HOSPITAL DE CLINICAS, ASUNCION, PARAGUAY
INTRODUÇÃO: A Papilomatosis laringea recorrente é causado pelo vírus do papiloma humano (VPH) com afinidade grande por órgãos tubulares no contato com o exterior. Nos papilomas laringeos os HPV dos subgrupos 6 e 11 som predominate. Aproximadamente 75% das crianças afetadas são promogenitas , sido nascidas pelo parto vaginal prolongado e com mães adolescentas, o triada clínico que é reconhecido como um fator do risco da doença. Uma porcentagem pequena (2%) pode ser malignizar, transformando-se carcinoma escamosas, principalmente nos casos com disseminação de recidivas broncopulmonar e freqüentes.
OBJETIVO: Para demonstrar apresentação, métodos diagnosticos e o tratamento.
Caso clínico: Paciente do sexo feminino, de 16 anos, nacida pelo parto vaginal, conhecida desde os 2 anos y 9 meses de vida quando foi feita a traqueotomía do urgencia e microcirugía laringea para a exéresis das lesioins, desse ese momento recebeu 85 intervenções em nosso serviço. Consulta por cuadro de 48 hs de evolução de dificuldade respiratoria progressiva, o sensacao febril, tose com expectoración e dor tipo puntada tipo puntada esquerdo. Ingresa febril, polipneica, com claro estridor inspiratorio, fistula traqueocutánea averta , lesoins papilomatosas na epiglotis, comisura posterior, ambas cordas vogais subglottis, a nivel pulmonar: hipoventilasaon na base pulmonar direita, murmullo avolido na base esquerda, . Rx e TC do Torax: múltiples areas de condensación segmento II, III directo, segmento VI bilateral. É feito por cirurgiões torácicos: Toracotomía posteraolateral esquerdo, lobectomía inferior, otorrinos: microcirugía laringea para a exéresis das lesoins AP: Pulmão: carcinoma escamoso (grau III).laringe: infecção por HPV. Subseqüente à cirurgia começa a quimioterapia , com a resposta boa, a 8vo. a posição operando-se do mês foi feita exame parte cirùrgica em duas ocasiões de mais para o exéresis dos ferimentos laryngeal.
DISCUSSÃO: O diagnóstico antes dos 3 anos sugere um prognosis mais agresivo. A disseminação extralaringeal alcança a 30% nas crianças, a realização da traqueostomía facilita a disseminação, as regiões afetadas mais, pela ordem da freqüência é, orofaringe, o trachea, os bronchi.
Palavras claves: Papilomaosis recidivante, vírus do Papiloma, Cancer.