Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-439

TÍTULO: PAPILOMA INVERTIDO DE SEIO MAXILAR

AUTOR(ES): MARIANA GOMES DA COSTA DE MARCA , IRAMAIA PIFANO SILVA, YORIS DENIS PENALOZA BAZOBERRY, RODRIGO RAMOS CAIADO, FABIANA CAMBRAIA CORREA, DIEGO SILVA WANDERLEY, RICARDO TOLEDO PIZA

INSTITUIÇÃO: CLÍNICA PROFESSOR JOSÉ KÓS

INTRODUÇÃO: O papiloma invertido é uma neoplasia benigna rara, que se origina na parede lateral nasal, podendo acometer secundariamente os seios maxilares, etmoidais, frontais e esfenoidais, sendo mais comum no sexo masculino e na quinta década de vida. O acometimento primário de seios da face é raro, sendo mais comum em seio maxilar ou etmóide. As manifestações clínicas são inespecíficas, como obstrução nasal unilateral, rinorréia, epistaxe, hiposmia, cefaléia e rinossinusites de repetição. Apesar de benigno, o papiloma invertido caracteriza-se pelo crescimento agressivo, grande potencial de invasão, multicentrismo, índices elevados de recidiva e malignização. . Alguns estudos sugerem que a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) esteja envolvida com o desenvolvimento do papiloma invertido.

OBJETIVOS: Apresentar um caso de papiloma invertido, sua investigação e tratamento.

MATERIAIS E MÉTODOS: Paciente MJFF, 41 anos, sexo feminino com sintomas obstrutivos nasais há aproximadamente 2 anos, associado a hiposmia e rinorréia mucopurulenta. Ao exame otorrinolaringológico, observou-se hipertrofia moderada de cornetos inferiores e mucosa hipocrômica, com presença de secreção mucopurulenta em fossa nasal direita. Restante do exame físico sem alterações. A endoscopia nasal apresentou hipertrofia das conchas inferiores e secreção amarelada em meato médio à direita. A tomografia computadorizada de seios paranasais revelou espessamento irregular do revestimento mucoperiostal das paredes do seio maxilar direito, associado à formação arredondada de aspecto polipóide em seu interior, estendendo-se ao infundíbulo ipsilateral com obliteração parcial desse, sem sinais de acometimento dos demais seios ou alterações ósseas. A paciente foi então encaminhada a procedimento cirúrgico, com realização de sinusectomia maxilar direita (Caldwell Luc), com remoção de toda lesão do seio maxilar direito, deixando margem de segurança.

RESULTADOS: Após a remoção de lesão papilomatosa preenchendo seio maxilar o material foi enviado para exame histopatológico e imunoistoquímico, com laudo de papiloma invertido sem atipias celulares. A paciente encontra-se agora em acompanhamento para controle de recidivas.

CONCLUSÃO: O papiloma invertido, também denominado papiloma de Schneider, de Ewing, de células transicionais, epitelial, câncer viloso, tumor benigno de células transicionais e papilomatose, é um tumor benigno sinusal que apresenta etiologia indefinida. Tem caráter destrutivo local e recidivante, acometendo geralmente seios maxilares e células etmoidais e apresenta sintomas nasais inespecíficos. Degeneração maligna é rara, apesar do potencial de destruição. A abordagem cirúrgica depende da localização e tamanho do tumor, e o diagnóstico é realizado através do exame histopatológico. Parece estar relacionado com presença do HPV tipo 16, porém sua etiologia ainda permanece desconhecida.

Fechar