Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-433
TÍTULO: OTITE EXTERNA NECROTIZANTE E SEU ACOMPANHAMENTO COM CINTILOGRAFIA: RELATO DE CASO
AUTOR(ES): LEANDRO DE BORBOREMA GARCIA , JOSÉ RICARDO GURGEL TESTA, OSMAR BERQUO NETO, LILIAN CAROLINE SCAPOL MONTEIRO, NILSON ANDRÉ MAEDA, BRENO SIMÕES RIBEIRO DA SILVA, LUIZ VICENTE RIZZO CASTANHEIRA
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL PAULISTA DE OTORRINOLARINGOLOGIA
INTRODUÇÃO: Otite externa necrotizante (OEN), conhecida no passado como otite externa maligna, é uma infecção potencialmente letal que começa usualmente no meato auditivo externo (MAE)(1) e pode progredir para a região parotídea, mastóide, orelha média e base do crânio(2), sendo seu curso clínico raramente previsível(3).
RELATO DE CASO: A.M.S, 56 anos, masculino, natural e residente em São Paulo-SP apresentou quandro otalgia intensa à direita há três meses, hipoacusia e otorréia purulenta. Apresenta Diabetes mellitus (DM) tipo II há dez anos (utiliza Insulina Regular). Otoscopia da orelha direita com edema de MAE, otorréia purulenta e tecido de granulação, não sendo visibilizada membrana timpânica à direita. Realizou antibioticoterapia com Ciprofloxacina IV. A TC mostrou espessamento de partes moles em MAE, associado à erosão óssea cortical da mastóide, com espessamento da membrana timpânica e mastoidopatia inflamatória de algumas células da mastóide do lado direito. A biópsia de MAE descartou um processo neoplásico. A Cintilografia com Tecnécio-99 evidenciou processo inflamatório leve associado a comprometimento ósseo no crânio. Recebeu alta hospitalar com tratamento ambulatorial de Ciprofloxacino 500mg V.O por sessenta dias e gota otológica de ciprofloxacino. Evoluiu satisfatoriamente, com normalização dos valores do VHS, melhora da sintomatologia, além de normalização da Cintilografia com Gálio-67 (ausência de captação).
DISCUSSÃO: Foi realizado TC de ossos temporais e Cintilografia Óssea, exames que ajudaram na elucidação diagnóstica e avaliação da extensão da doença. Segundo Sreepada e Kwartler(2003), a TC é usada inicialmente para avaliar progressão e severidade do envolvimento de tecido mole extratemporal e osteomielite de base de crânio. De acordo com Antunes et al (2004), pode-se lançar mão atualmente de cintigrafias com Tecnécio e Gálio. Recomenda-se estudo inicial dos pacientes com Tecnécio e Gálio e após estudos seqüências com Gálio para monitorizar a respostas à terapia, recomendação esta que foi realizada neste paciente, com Cintilografia com Tecnécio-99 positiva, realizada no início do tratamento, e Cintilografia com Gálio-67 negativa após 02 meses de tratamento. O tratamento realizado pelo paciente corrobora com o tratamento preconizado por Sreepada e Kwartler(2003), no qual afirmam que a ciprofloxacina é a droga ideal para o tratamento a longo prazo.
COMENTÁRIOS FINAIS: Devio a Otite Externa Necrotizante ser uma infecção progressiva, necrótica, que se não tratada ou tratada incorretamente, pode resultar em osteomielite da base do crânio, formação de abscesso, meningite e morte, é importante seu estudo e conhecimento para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.