Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-427
TÍTULO: OSTEOMA DE MEATO ACÚSTICO EXTERNO
AUTOR(ES): PAULO TINOCO , JOSÉ CARLOS OLIVEIRA PEREIRA, FLÁVIA RODRIGUES FERREIRA, RODOLFO CALDAS LOURENÇO FILHO, VÂNIA LÚCIA CARRARA, MARINA BANDOLI DE OLIVEIRA TINOCO, MAVIEL SOUSA PEREIRA
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAÍ
INTRODUÇÃO: Osteoma de meato acústico externo (MAE) é uma neoplasia rara, benigna, de crescimento lento e que pode causar obstrução do conduto, tendo como principais sintomas hipoacusia condutiva e otite externa de repetição.
OBJETIVO: Apresentar um caso de osteoma de meato acústico externo em um paciente adulto, do sexo feminino, sendo submetido à intervenção cirúrgica para resolução do quadro, além de fazer uma breve revisão na literatura sobre o tema.
METODOLOGIA: Relatar um caso clínico de um paciente do sexo feminino, 36 anos, guarda civil, apresentou-se ao serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São José do Avaí (HSJA) em Itaperuna/RJ com queixa de zumbido, hipoacusia progressiva e otalgia direita. O paciente relatava atendimento prévio em outro serviço, onde levantou-se a hipótese de cerume. Não apresentava comorbidade à anamnese. À otoscopia, fora visualizada uma tumoração em conduto auditivo externo direito, dura ao toque com estilete, ocupando todo o meato acústico externo (MAE). Seu audiograma revelou uma perda auditiva condutiva à direita. A Tomografia Computadorizada de mastóides revelou a presença de uma lesão óssea única ocluindo o MAE à direita.
RESULTADOS: Devido a alteração auditiva o tratamento de escolha para o paciente foi cirúrgico, sob anestesia geral, via transmeatal. Realizou-se a aspiração da secreção e lamelas da descamação epitelial e, procedeu-se a exérese do osteoma com descolamento parcial da pele do MAE direito. Por último, foi feito curativo com pomada e gelfoam. No controle pós operatório, não se observou recidivas. Nova audiometria demostrou fechamento do gap do lado direito. O exame anatomopatológico da lesão confirmou o diagnóstico, revelando osso denso e revestido por epitélio escamoso.
CONCLUSÃO: O osteoma de meato acústico externo é um tumor ósseo raro de etiologia indefinida. Embora possua característica benigna, o seu crescimento progressivo pode causar obstrução do MAE e gerar sintomatologia. O diagnóstico deve englobar anamnese, exame clínico otorrinolaringológico e exames de imagem. O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, para os casos resistentes a terapêutica clínica ou com prejuízo da audição.