Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-411

TÍTULO: O EDEMA DE REINKE COMO CAUSA DE SÍNDROME DE APNÉIA/HIPOPNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO

AUTOR(ES): HENRIQUE FERNANDES DE OLIVEIRA , LUCIANA MIWA NITA WATANABE, MARCO ANTÔNIO RIOS LIMA

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS – BRASÍLIA

OBJETIVO:

Descrever o caso de uma paciente com Edema de Reinke acentuado e polissonografia compatível com SAHOS moderada que cursou com melhora do distúrbio do sono após a microcirurgia de laringe.

METODOLOGIA:

Paciente C. M. V., feminino, 55 anos, procurou assistência otorrinolaringológica com relato de disfonia persistente e progressiva há aproximadamente 5 anos. Tabagista há mais de 30 anos, referiu, também, roncos e sonolência diurna. Exame videolaringoscópico evidenciou lesão de aspecto gelatinoso e flácido em ambas pregas vocais, coloração e volume acentuado, compatível com Edema de Reinke. Paciente foi orientada a respeito da patologia e da necessidade da interrupção definitiva do tabagismo para resolução do processo, mesmo com a cirurgia. Paciente submetida à polissonografia com Índice de Massa Corporal(IMC) de 28Kg/m2, a qual evidenciou distribuição normal dos estágios do sono, Índice de Apnéia-Hipopnéia(IAH) de 15,4/hora. Paciente parou de fumar, sendo submetida à microcirurgia de laringe para correção do Edema de Reinke.

RESULTADOS:

Após 40 dias de cirurgia, realizou-se polissonografia, estando a paciente com IMC de 30Kg/m2, sendo o IAH reduzido a 7,1/hora, mantendo distribuição normal dos estágios do sono.

CONCLUSÃO:

A exérese do Edema de Reinke acentuado da paciente foi a única mudança perceptível sofrida pela paciente entre as polissonografias, podendo-se atribuir à lesão laríngea importante papel obstrutivo na via aérea da paciente.

Fechar