Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-402
TÍTULO: MUCOCELE: RELATO DE CASO
AUTOR(ES): JOÃO RIBEIRO DE MOURA, FABIANO SANTANA MOURA
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFG
INTRODUÇÃO: A Mucocele é a lesão mais comum das glândulas salivares e resulta do bloqueio ou da ruptura do duto glandular salivar, com escoamento da saliva para dentro do estroma do tecido conjuntivo circunjacente. São encontradas mais frequentemente no lábio inferior e são o resultado de trauma. Como tal, eles são vistos tipicamente em crianças maiores e adultos jovens bem como na população geriátrica (como resultado de quedas). Há, também, a mucocele que acomete os seios paranasais, contém mucoespesso em seu interior, possui crescimento lento e caráter expansivo. Sua etiologia ainda não foi totalmente definida mas acredita-se que seja ocasionada pela obstrução do óstio de drenagem do seio paranasal comprometido devido a processos crônicos de rinossinusite, polipose nasossinusal, trauma crânio-facial, cirurgia prévia, tumores benignos ou neoplasias malignas.
OBJETIVO: Relatar um caso de mucocele em uma paciente sem fatores de risco (trauma) e em topografia não muito comum (assoalho nasal).
METODOLOGIA: Relatamos um caso de uma paciente com quadro de obstrução nasal e achado de imagem cística em região nasal esquerda em RNM. A paciente foi submetida à cirurgia e o anatomopatológico concluiu tratar-se de um cistadenoma mucinoso.
DISCUSSÃO: Clinicamente, as mucoceles apresentam-se como tumefações flutuantes no lábio inferior e tem uma tonalidade translúcida azulada. Os pacientes podem relatar um histórico de tamanho flutuante da lesão, particularmente em associação às refeições. Histologicamente, as mucoceles mostram um espaço em forma de cisto que é revestido por tecido de granulação inflamatório ou por tecido conjuntivo fibroso. Os espaços císticos são preenchidos com mucina, bem como por células inflamatórias, particularmente os macrófagos. É necessária a excisão completa do cisto com o lóbulo glandular salivar de origem. A TC é o exame de escolha. O tratamento deve ser sempre cirúrgico.
CONCLUSÃO: A mucocele é uma lesão benigna de caráter expansivo, pode trazer complicações e o tratamento cirúrgico é a melhor opção.