Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-375

TÍTULO: MEDIDAS ACÚSTICAS NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE FONOMICROCIRUGIA DA LARINGE

AUTOR(ES): HILTON MARCOS ALVES RICZ , NATHÁLIA DOS REIS, LÍLIAN AGUIAR-RICZ, FABIANA CARDOSO PEREIRA VALERA, DANIEL SALGADO KUPPER, FRANCISCO VERÍSSIMO DE MELLO-FILHO, RUI CELSO MARTINS MAMEDE

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO: as lesões benignas da laringe são comuns e acometem as pregas vocais produzindo na maioria das vezes, sintomatologia caracterizada por disfonia. A causa primária para o aparecimento da lesão benigna é o mau uso ou abuso vocal, porém outros fatores secundários podem estar associados. Estas lesões alteram a microestrutura das pregas vocais e as opções de tratamento são a fonoterapia e/ou a fonomicrocirurgia. As medidas acústicas têm sido relevantes na mensuração de vozes patológicas, no acompanhamento da fonoterapia e da fonomicrocirurgia e na compreensão da eficiência destes tratamentos.

OBJETIVO: o objetivo desse estudo foi descrever e comparar as medidas acústicas no pré e pós-operatório imediato de fonomicrocirurgia de lesões benignas da laringe.

METODOLOGIA: participaram do estudo 14 homens e 16 mulheres do grupo controle e 14 homens e 16 mulheres do grupo com lesões benignas (quatro mulheres e 10 homens com pólipo de prega vocal; quatro mulheres e quatro homens com cisto e oito mulheres com edema de Reinke), todos com idade entre 30 e 50 anos. Realizou-se análise acústica da voz no pré e no primeiro dia de pós operatório, utilizando-se o módulo MDVP (Multi-Dimensional Voice Program) do programa Multi-Speech Model 5105 da Kay ElemetricsTM, avaliando-se os seguintes parâmetros: Média da Freqüência Fundamental (f0), Extensão da Freqüência Fundamental Fonatória (PFR), Quociente de Perturbação do Pitch (PPQ), Coeficiente de Variação da Freqüência Fundamental (vF0), Quociente de Perturbação da Amplitude (APQ), Proporção Harmônico-Ruído (NHR), Índice de Turbulência Vocal (VTI), Índice de Fonação Suave (SPI), Grau de Quebras de Sonoridade (DVB), Grau de Componentes Sub-harmônicos (DSH) e Grau de Silêncio (DUV).

RESULTADOS: no grupo das mulheres com lesões benignas, mulheres com edema de Reinke e cisto de prega vocal as medidas de f0 melhoraram e nas mulheres com pólipo melhoraram as medidas de APQ, NHR e VTI. No grupo de homens com lesões benignas e homens com pólipo de prega vocal todas as medidas acústicas tenderam a melhorar no pós-operatório imediato.

CONCLUSÃO: no pós-operatório observou-se que as medidas tendem a melhorar ou até mesmo retornar a normalidade. Nesse estudo, também foi possível concluir que a análise acústica é um importante instrumento para avaliar os resultados da fonomicrocirurgia mesmo no pós-operatório imediato, possibilitando compreender os efeitos do procedimento cirúrgico para a voz.

Fechar