Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-371

TÍTULO: MANIFESTAÇÕES OTORRINOLARINGOLÓGICAS NA DENGUE CLÁSSICA E HEMORRÁGICA

AUTOR(ES): FERNANDO ANTÔNIO BARBOSA AGUIAR , MAURICIO AQUINO PAGANOTTI, FELIPPE ANTÔNIO BARBOSA AGUIAR, DIANA ARANTES SAD RAMALHO

INSTITUIÇÃO: URS NOVO HORIZONTE=SERRA-ES (SUS)

Dengue é uma doença febril aguda, causada por um arbovírus, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Apresenta manifestações clássicas como febre, mialgia, epistaxe, odinofagia, vertigem e zumbido. Constitui um sério problema de saúde pública.

O objetivo do nosso estudo foi avaliar pacientes com dengue, que apresentam sintomatologia otorrinolaringológica como manifestação inicial. 

Foi realizado um estudo prospectivo, incluindo 13 pacientes com dengue, com sorologia comprovada, que manifestaram queixas otorrinolaringológicas na URS NOVO HORIZONTE NA PREF.MUNICIPAL DE SERRA-ES no período de março de 2008. Como epidemias devem persistir em outros anos em paises em desenvolvimento e tropicais como o nosso , a suspeita clínica do dengue é importante,e devemos ficar alertas para o diagnostico sempre,lembrando que manifestações na área de otorrinolaringologia sao correntes.

Palavras-chave: dengue, otorrino,febre.

Fechar