Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-370

TÍTULO: MANIFESTAÇÕES FARINGO-LARÍNGEAS DA SÍNDROME PÓS-POLIOMIELITE

AUTOR(ES): BRUNO TEIXEIRA DE MORAES , NOEMI GRIGOLETTO DE BIASE, MARIANA DANTAS AUMOND LEBL, MARINA PADOVANI, MIRIAM MORAES, GUSTAVO POLACOW KORN, JOSÉ ELSON SANTIAGO DE MELO JÚNIOR

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO: A Síndrome pós-poliomielite (SPP) caracteriza-se por um novo episódio de atrofia ou fraqueza muscular em indivíduos acometidos por poliomielite prévia. Os sintomas iniciam-se após um período prolongado de estabilidade clínica que varia de 20 a 40 anos depois do quadro inicial da poliomielite. Dentre os mecanismos fisiopatológicos, o mais provável é que a síndrome represente um processo de desgaste e exaustão metabólica neuronal devido a um processo contínuo de desnervação-reinervação que se inicia após o quadro agudo inicial.

 

OBJETIVO: Revisar as características clínicas e fisiopatológicas da SPP, assim como apresentar a abordagem em casos com manifestações faringo-laríngeas.

 

REVISÃO DE LITERATURA: A patogênese da SPP permanece desconhecida; o mais provável é que a síndrome apresente um processo contínuo de desgaste e exaustão neuronal em que a desnervação-reinervação requer aumento da demanda metabólica nas ramificações, perda gradual de fibras axonais e consequente atrofia muscular. Os achados clínicos de pacientes com SPP afetando a musculatura laríngea incluem fraqueza de adução ou abdução uni ou bilateral e fadiga associada com uso contínuo da voz. O sintoma mais comum é a disfagia.

 

RELATO DO CASO: Apresentamos o caso clínico de um paciente masculino com 48 anos de idade, com queixas principais disfonia e disfagia e história prévia de poliomielite. O paciente foi submetido à investigação diagnóstica, na qual encontram-se descritos os achados psicoacústicos da voz, laringoscópicos, eletromiográficos e da videoendoscopia da deglutição compatíveis com SPP. O tratamento consistiu em fonoterapia num total de 11 sessões semanais e orientações gerais para deglutição com melhora satisfatória dos sintomas.

 

COMENTÁRIOS FINAIS: As manifestações faringo-laríngeas da SPP são passíveis de tratamento, obtendo-se resultados satisfatórios com melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Fechar