Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-367
TÍTULO: MANIFESTAÇÃO ATÍPICA DE ANGIOFIBROMA - RELATO DE CASO
AUTOR(ES): FÁBIO CAPUANO DOMINGOS , RICARDO ARTHUR HUBNER, CAMILA IZAAC ALFREDO, ATÍLIO MAXIMINO FERNANDES, DALISIO DE SANTI NETO, FERNANDO DRIMEL MOLINA
INSTITUIÇÃO: DEPARTAMENTO DE ORL E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
INTRODUÇÃO: MRS, feminina, 53 anos, atendida no Ambulatório da Otorrino e CCP do Hospital de Base de SJRP com queixa de obstrução nasal a esquerda e epistaxe. Ao exame de Nasolaringofibroscopia apresentava massa de coloração avermelhada que obstruía cavidade nasal esquerda e impossibilitava passagem do nasofibroscopio . A TC de seios da face evidenciou lesão expansiva, com epicentro cavidade nasal esquerda e extensão para os seios maxilar, etmoidal e esfenoidal, rinofaringe, fossa piterigóide e fossa infra-temporal do lado esquerdo. Foi realizado ressecção de lesão com recidiva tumoral após controle tomográfico pós-operatório. O diagnostico de angiofibroma nasofaringeo foi confirmado por imunohistoquimica.
OBJETIVO: Relatar um caso clinico ambulatorial com manifestações atipicas de Angiofibroma e fazer revisão da literatura
METODOLOGIA: Foi utilizado revisão de prontuário da paciente, bem como resultados de exames de imagem, anatomopatologico e imunohistoquimico; e rediscussão interdisciplinar do caso com revisão bibliográfica.
CONCLUSÃO: O angiofibroma caracteriza-se como tumor benigno localmente invasivo. Acomete principalmente adultos jovens do sexo masculino. Histologicamente consiste de uma proliferação vascular em meio a um estroma fibroso com vasos de paredes delgadas de diversos calibres, e por vezes a parede muscular pode estar ausente. Imunohistologicamente verifica-se positividade para a Vimentina nas paredes vasculares e nas células estromais, enquanto a Actina de Músculo Liso somente é observada nas paredes vasculares. A reatividade para os receptores de andrógenos e de estrógeno / progesterona é variável nas células estromais e endoteliais, e no nosso caso resultaram negativos. Existem poucos casos de angiofibroma em pacientes do sexo feminino relatados, e sua ocorrência é considerada tão rara que recomenda -se a revisão da histologia e estudo cromossômico, pensando na possibilidade de uma alteração do cromossomo sexual que cursa com fenótipo feminino e cariótipo 46XY. Neste trabalho foi descrito um caso clínico de acometimento atípico para faixa etária e gênero.