Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-361

TÍTULO: LIPOMA DE LARINGE: RELATO DE DOIS CASOS E REVISÃO DE LITERATURA

AUTOR(ES): DANILO ANUNCIATTO SGUILLAR , ALEXANDRE MINORU ENOKI, GIULIANNO MOLINA DE MELO, JULISE LANDIM GAJO, ROGÉRIO RAMOS CAIADO

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO

Lipoma é um tumor mesenquimal benigno de crescimento lento, geralmente único, com incidência maior em homens (4:1) na sexta década de vida. Lipomas de Laringe são raros e ocorrem geralmente em região supraglótica preferencialmente em epiglote e pregas ariepiglóticas. A importância dos lipomas deve-se à possibilidade de causarem obstrução das vias aéreas, principalmente durante a indução da anestesia geral.

RELATO DE CASOS

Caso 1: Paciente do sexo feminino, 92 anos, com queixa de disfagia leve para sólidos e sensação de globus há 3 meses com piora do quadro há 1 mês, procurou serviço de Gastroenterologia onde foi solicitada endoscopia digestiva alta. O exame evidenciou lesão de aspecto cístico, medindo aproximadamente 3 cm no maior diâmetro, com pedículo localizado em prega ariepiglótica esquerda. Realizada ressecção da massa por microcirurgia de laringe, enviada peça para anátomo-patológico que confirmou dianóstico de lipoma.

Caso 2: Paciente do sexo feminino, 62 anos, com queixa de disfonia progressiva há 02 anos. Realizada vídeo- laringoscopia com endoscópio rígido, que evidenciou lesão entre os terços médio-anterior da prega vocal direita. O exame anátomo-patológico da lesão ressecada evidenciou presença de adipócitos maduros, compatível com o diagnóstico de lipoma.

DISCUSSÃO

O primeiro caso de lipoma de laringe foi descrito por Holt et. al em 1854. Desde então, existem pouco mais de 100 casos descritos na literatura.

O diagnóstico é realizado com endoscopia laríngea, exames de imagem como Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética são úteis para avaliar a extensão do tumor e a biópsia ou ressecção da lesão com análise histológica levam ao diagnóstico definitivo. O tratamento de escolha é cirúrgico com ressecção completa da massa por laringoscopia direta, como no caso apresentado, ou por abordagem externa (faringotomia lateral, laringofissura, faringotomia sub-hióide) na dependência de lesões maiores, ou na impossibilidade de acesso por laringoscopia direta.

CONCLUSÃO

Lipoma de laringe é uma lesão benigna e rara que ganha importância pelo risco potencial de obstruir a via aérea e por ser um importante diagnóstico diferencial das lesões laríngeas, principalmente as malignas.

Fechar