Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-346
TÍTULO: LIGA ACADÊMICA DE OTORRINOLARINGOLOGIA - UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
AUTOR(ES): FELIPPE FELIX , CARLA FREIRE
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
INTRODUÇÃO
Uma Liga Acadêmica é um espaço de protagonismo juvenil em que alunos de graduação atuam em parceria com docentes no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em determinada área do conhecimento. O trabalho tem por objetivo apresentar as atividades da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAOTO-UFRJ) e avaliar seu crescimento desde sua fundação.
MÉTODOS
Reuniões semanais discutindo diferentes temas da Otorrinolaringologia com especialistas e participação nas atividades do dia-a-dia do Serviço de Otorrinolaringologia da UFRJ. Participação de alunos da Medicina, Fonoaudiologia, Odontologia da UFRJ e outras universidades.
RESULTADOS
Desde Fevereiro de 2003, o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promove uma integração com os alunos de graduação pautada principalmente no ensino e na pesquisa. Inicialmente, havia a participação um grupo de 5 alunos do curso de Medicina e 3 alunos do curso de Fonoaudiologia.
Com o crescente interesse dos acadêmicos por essas atividades, foi fundada oficialmente a LAOTO-UFRJ no início de 2009, inicialmente com 32 inscritos, 28 da Medicina e 4 da Fonoaudiologia. É a única Liga dessa especialidade na cidade do Rio de Janeiro, sendo também um projeto de extensão da UFRJ desde o início de 2010. A LAOTO-UFRJ realiza suas atividades baseando-se no tripé: ensino, pesquisa e extensão. Hoje a Liga conta com 53 inscritos, 42 da Medicina e 11 da Fonoaudiologia, tendo inclusive a participação de alunos de outras universidades. Pesquisa: A LAOTO-UFRJ oferece a seus membros a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa em parceria com os residentes e médicos do serviço. Extensão: Os membros da liga têm a oportunidade de acompanhar as atividades mensais do Grupo de Apoio ao Portador de Zumbido, projeto desenvolvido pelo Serviço de Otorrinolaringologia
do HUCFF. A LAOTO-UFRJ também desenvolve atividades de promoção da saúde relacionadas a temas fundamentais no âmbito da otorrinolaringologia, como zumbido e surdez.
CONCLUSÕES
O crescente interesse e participação dos alunos na LAOTO demonstra a importância desse tipo de atividades na área Acadêmica para o aprendizado, produção e divulgação do conhecimento obtido no meio universitário. A Liga portanto, contribui para a formação técnica e cidadã do estudante e à produção/difusão de novos conhecimentos e metodologias. Um aluno que participa do movimento de Liga torna-se um profissional diferenciado na medida em que há participação pró-ativa do aluno no movimento, não apenas passiva como no ensino convencional, e em atividades de extensão, que permitem maior contato com a comunidade não-acadêmica durante sua formação.