Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-344

TÍTULO: LESÕES ULCERADAS EM MUCOSAS NASAL, ORAL E OCULAR EM PACIENTE PORTADOR DE SÍNDROME DE SJOGREN

AUTOR(ES): HENRIQUE PEDRO MAGOGA FILHO , VALDEVINO ALVES DE MELO JÚNIOR, NÉDIO ATOLINI JÚNIOR, ADEN LUIGI CASTRO TESTI, NOELLE KISTEMARCKER DO NASCIMENTO BUENO, RENATO CARDOSO GUIMARÃES, GODOFREDO CAMPOS BORGES

INSTITUIÇÃO: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO: A Síndrome de Sjögren (SS) é considerada uma doença auto-imune caracterizada pela inflamação crônica que envolve as glândulas exócrinas, particularmente as glândulas salivares e lacrimais, com desenvolvimento subseqüente de ceratoconjuntivite e xerostomia. Embora indivíduos de todas as idades possam ser afetados, a doença tem maior incidência em mulheres entre a quarta e quinta décadas de vida.

OBJETIVOS : Descrever o caso de um paciente masculino, 82 anos, com queixa principal de lesões ulceradas rasas em mucosa nasal, oral e conjuntivas, com diagnóstico posterior de Síndrome de Sjögren.

DISCUSSÃO: A Síndrome de Sjögren pode existir como doença primária e isolada das glândulas exócrinas (SS primária) ou estar associada a outras doenças auto-imunes como artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica progressiva, esclerodermia, dentre outras (SS secundária).

O caso apresentado trata-se da forma primária da síndrome, com manifestações glandulares, como xerostomia, xeroftalmia, epistaxe e rouquidão, e manifestações extra-glandulares, como bronquite crônica e vasculite em membros inferiores. Apresenta ainda manifestações atípicas, como hiperemia e lesões ulceradas rasas recobertas por exsudato branco disseminadas em cavidades nasais, nasofaringe e hipofaringe, com formação de sinéquias em ambas fossas nasais. Foi realizado biópsia de mucosa jugal direita, com resultado de sialodenite crônica periductal com atrofia acinar, correspondente ao encontrado na Síndrome de Sjögren.

Este caso trata-se de um paciente do sexo masculino, porém, segundo bibliografia recente, na Síndrome de Sjögren Primária as mulheres são afetadas nove vezes mais freqüentemente do que os homens.

CONCLUSÃO: O presente relato mostra um caso confirmado por anatomo-patológico de Síndrome de Sjögren cujas queixas principais eram lesões mucosas ulceradas, consideradas atípicas pela maioria dos estudos recentes.

Fechar