Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-306

TÍTULO: GRAVE COMPLICAÇÃO DE TAMPONAMENTO POSTERIOR COM SONDA DE FOLEY: RELATO DE CASO

AUTOR(ES): PEDRO PAULO VIVACQUA DA CUNHA CINTRA , JOSE ANTONIO PINTO, THIAGO BRANCO SÔNEGO, MARINA SPADARI ARTICO, CAROLINA AIRES LEAL, JOSEMAR DOS SANTOS SOARES

INSTITUIÇÃO: NÚCLEO DE OTORRINOLARINGOLOGIA E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO: Epistaxe severas são freqüentes em pacientes com trauma crânio encefálico, principalmente quando associados a fraturas múltiplas de face e base de crânio. Diversos métodos de controle desse sangramento podem ser instituídos. O tamponamento nasal anterior associado ao tamponamento posterior com sonda de Foley é um dos mais difundidos, sendo pela disponibilidade universal dos materiais necessários ou pela sua aparente facilidade de execução.

MATERIAL E MÉTODOS: Relato de caso clínico sobre controle de epistaxe severa, após TCE grave, com tamponamento nasal posterior por sonda de Foley e tomografia de controle apresentando múltiplas fraturas da base de crânio e penetração da sonda em parênquima cerebral.

CONCLUSÃO:Essa é uma rara, mas possível complicação no tratamento de hemorragia nasal severa, associada a fratura da base do crânio. Este breve relato destaca riscos relacionados ao método e sugere alguns cuidados para prevenção de complicações relacionadas através de breve revisão da literatura.

Fechar