Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-305

TÍTULO: GRAU DE SATISFAÇÃO DO PACIENTE EM RELAÇÃO A CIRURGIA DE SEPTOPLASTIA COM E SEM O USO DE TAMPÃO

AUTOR(ES): EDUARDO BAPTISTELLA , DIEGO AUGUSTO DE BRITO MALUCELLI, DANIEL ZENI RISPOLI, FABIANO DE TROTTA, THANARA PRUNER DA SILVA, FERNANDA MARTIN FABRI, GUSTAVO SELA

INSTITUIÇÃO: HOPITAL ANGELINA CARON

INTRODUÇÃO: A septoplastia é um procedimento cirúrgico dirigido à correção dos desvios do septos nasais. Célebres otorrinolaringologistas têm desenvolvido técnicas cirúrgicas diversas, cada uma com suas vantagens e desvantagens, sendo indicadas de forma individual para cada tipo específico de desvio de septo.

Objetivos: Avaliar o grau de satisfação dos pacientes após realização de septoplastia com e sem o emprego de tampões nasais.

METODOLOGIA: Clínico prospectivo randomizado comparativo entre pacientes com tampão nasal e sem tamponamento. Os autores observaram 152 pacientes, operados de septoplastia no Hospital da Cruz Vermelha de Curitiba. Foram avaliados quanto ao grau de satisfação nas primeiras 72 horas e após 7 dias; e as principais complicações em intervalos seriados de 72 horas e após 7 dias.

RESULTADOS: O grupo sem tamponamento avaliou como de boa qualidade o pós-operatório, apenas 2 pacientes avaliaram como péssima a recuperação. O grupo que usou tampão nasal a recuperação não foi bem tolerada por mais da metade dos pacientes e o motivo por não submeter-se a nova cirurgia foi o tampão nasal, seguido pelo medo de realizar anestesia.

CONCLUSÃO: Tamponamento nasal embora bastante difundido no meio cirúrgico, não propicia contentamento do paciente. Assim como a maioria dos cirurgiões já propõe realização de cirurgia com anestesia geral ou local, também deveria avaliar a técnica a ser empregada e informar ao paciente sobre a possibilidade de realizar a cirurgia com e sem tamponamento nasal.

Fechar