Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-292

TÍTULO: FIBROMA OSSIFICANTE : UM RELATO DE CASO

AUTOR(ES): BRUNO ALVARENGA SILVA LOREDO , DANILO HENRIQUE ARAÚJO COSTA, SÉRGIO ANTÔNIO ARAÚJO COSTA, JOSÉ MARIANO CARVALHO COSTA, LUCAS GOMES PATROCÍNIO, JOSÉ ANTÔNIO PATROCÍNIO

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

INTRODUÇÃO: O fibroma ossificante é uma lesão não odontogênica formada por tecido fibroso, com formação óssea. Apresenta geralmente crescimento lento, sendo freqüentemente assintomático e bem delimitado; pode, entretanto, atingir grandes proporções, causando dor, parestesia e deformidade facial além de apresentar crescimento rápido e agressivo. A exerese completa e análise histopatológica são importantes para diferenciar a lesão de outras patologias fibro ósseas e evitar recidiva.

OBJETIVO: O presente trabalho descreve o caso de paciente com fibroma ossificante.

CASUÍSTICA E MÉTODO: Relato de caso e revisão da literatura.

RELATO DE CASO: Paciente do sexo masculino, branco, 35 anos, apresentando pequena lesão vegetante em palato duro à direita, indolor com aparecimento há cerca de 1 ano e 4 meses. A lesão apresentou crescimento progressivo levando-o a procurar serviço odontológico, no qual se realizou exérese da lesão com curetagem em palato há 7 meses, sendo que, 15 dias após o procedimento, percebeu início de recidiva. Foi então encaminhado para serviço de referência onde realizou tomografia de seios da face que evidenciou formação sólida de densidade mista em topografia de seio maxilar direito, de aspecto granuloso ovalado, em íntimo contato com alvéolo dentáro, comprimindo o assoalho da órbita, cavidade nasal e região etmoidal posterior. Foi submetido então a exerése da lesão sob anestesia geral, com incisão de Weber Fergusson com extensão subciliar direita, exérese do tumor por hemi maxilectomia. A peça foi enviada para exame histopatológico que evidenciou fibroma ossificante. Paciente se encontra em bom estado geral, sem recidiva.

CONCLUSÕES: O fibroma ossificante é uma lesão de caráter benigno, crescimento lento, geralmente de remoção fácil e baixa recidiva, entretanto pode evoluir com crescimento rápido e agressivo, recidivante e altamente deformante, sendo de fundamental importância o diagnóstico diferencial com outras patologias ósteo fibrosas e neoplasias, possibilitado pela correlação dos achados clínicos, tomográficos e histopatológicos, garantindo segurança ao cirurgião e acompanhamento adequado do paciente.

Fechar