Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO EXPERIMENTAL

P-281

TÍTULO: ESTUDO PRELIMINAR DE SPRAY OTOLÓGICO EM CAVIDADES RADICAIS

AUTOR(ES): NOELLE KISTEMARCKER DO NASCIMENTO BUENO , GODOFREDO CAMPOS BORGES, JOSÉ JARJURA JORGE JÚNIOR, HENRIQUE PEDRO MAGOGA FILHO, VALDEVINO ALVES DE MELO JÚNIOR, NÉDIO ATOLINI JÚNIOR, ALINE GARCIA FAGAN

INSTITUIÇÃO: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO: O colesteatoma é um pseudo-tumor inflamatório do tipo epidérmico que invade as cavidades da orelha media e apresenta um duplo potencial de descamação na superfície e de lise óssea na profundidade. O tratamento da Otite Media Crônica Colesteatomatosa é cirúrgico onde a mastoidectomia radical é a tecnica mais comumente utilizada. Ao se realizar uma mastoidectomia radical permanence uma cavidade aberta, onde há possibilidade de ocorrer supuração freqüente. Usam-se gotas otológicas com antibióticos dando preferência a fórmulas que não contenham aminoglicosídeos, tais como cloranfenicol, polimixina e ciprofloxacino, associada à ATB sistêmica, se necessário. Com isso, pacientes mastoidectomizados necessitam de aplicação freqüente de medicação otológica. O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação e a área de absorção quando esta medicação é usada em forma de spray e compará-la com o uso em forma de gota.

OBJETIVOS: Comparar o uso de medicação tópica otológica em cavidades radicais em aplicação em gotas ou em spray.

MATERIAL E MÉTODOS: Analisamos através de uma balança analítica de precisão da marca GEHAKA, modelo: AG200, devidamente calibrada, que permite mensurar até quatro casas decimais de grama, o peso de 3 gotas de Otociriax, uma suspensão otológica, e 1 jato da mesma substancia contida em um Frasco Spray com Bomba Atomizadora para aplicação nasal. Medimos 10 vezes cada uma das apresentações e fizemos a média dos volumes. Após essa etapa, aplicamos três gotas em 10 peças de mastóide, da mesma forma fizemos com um jato do frasco Spray, e analisamos a área abrangida por cada forma de apresentação.

RESULTADOS: A mastoidectomia radical é uma técnica aberta, onde o cirurgião abrasa intencionalmente a parede posterior do conduto auditivo externo, com remoção dos remanescentes da membrana timpânica, martelo e bigorna e associada à meatoplastia.

Esse é o princípio da cirurgia de mastóide de cavidade aberta, em que há diminuição da compressão e da possibilidade de reabsorção óssea pelo colesteatoma. Ao se realizar uma mastoidectomia cavidade aberta há a possibilidade de se ocorrer supuração freqüente. Atualmente são utilizadas gotas otológicas com antibióticos para o tratamento da otorréia, porém há o incômodo da aplicação para o paciente assim como a não abrangência completa da cavidade radical, diminuindo sua absorção e ação local. Sendo assim, realizamos um trabalho experimental, utilizando substância tópica otológica em spray nasal, e comparamos com gotas em peças anatômicas de mastóide com cavidade radical, objetivando observar a área de abrangência da aplicação tópica em ambos os casos. Obtivemos como RESULTADO uma área de abrangência maior estatisticamente significante com a aplicação com spray nasal quando comparado com as gotas otológicas.

CONCLUSÃO: O presente trabalho mostra uma possibilidade nova de aplicação de medicação tópica otológica, de fácil manuseio e com área de abrangência e conseqüentemente, absorção maior. Não se encontram trabalhos semelhantes na literatura atual, sendo assim, torna-se um trabalho relevante para discussão.

Fechar