Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO EXPERIMENTAL

P-278

TÍTULO: ESTUDO EXPERIMENTAL DE CORTICÓIDE INJETÁVEL EM MICROCIRURGIA LARÍNGEA

AUTOR(ES): EDUARDO BAPTISTELLA , BRUNO ALENCAR, DIEGO AUGUSTO DE BRITO MALUCELLI, FABIANO DE TROTTA, THANARA PRUNER DA SILVA, KARINA MARÇAL KANASHIRO, STEPHANIE SAAB

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA - FILIAL DO PARANA

INTRODUÇÃO: Os corticóides tém sido utilizados nas microcirurgias laríngeas na tentativa de reduzir o processo cicatricial.

OBJETIVOS: Avaliação macroscópica da presença de sinéquias e quantificação comparativa da deposição de fibras de colágeno total em pregas vocais após exérese de fragmento de mucosa a frio, com, ou sem, o uso de corticóide injetável local.

METODOLOGIA: Utilizaram-se 12 porcos da raça larger white anestesiados para exérese de fragmento de mucosa de borda livre da prega vocal direita e posterior divisão em dois grupos: controle, privados de corticóide injetável, com procedimento cirúrgico em prega vocal direita; experimento, animais com injeção de corticóide em prega vocal direita pré- procedimento cirúrgico. Após o 30º dia, procedeu-se eutanasia para coleta de fragmentos das pregas vocais, posteriormente coradas pela técnica de picrosirius red e analisadas sob luz polarizada para quantificação depósito de colágeno total.

 

RESULTADOS: Não se observou sinéquias no terço anterior das pregas vocais operadas nos grupos estudados. No controle, a média da área do depósito nas pregas vocais esquerdas não operadas foi de 3116,33 micrômetros quadrados e das direitas operadas, 2353,28 micrômetros quadrados. No experimento foram observados os valores de 3526,05 micrômetros quadrados e 2167,92 micrômetros quadrados respectivamente. O corticóide injetado na prega vocal operada não promoveu diminuição de depósito de colágeno total (p=0,1320).

CONCLUSÃO: Não se observaram operado e sem corticóide. sinéquias macroscópicas no modelo experimental. A injeção não significativa de depósito do colágeno total em micrômetros quadrados, em comparação ao controle de corticóide na lâmina própria das pregas vocais dos animais promoveu diminuição.

Fechar