Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO EXPERIMENTAL
P-273
TÍTULO: ESTUDO DE CASO DE PACIENTE ATRAVÉS DE TELEMEDICINA VIRTUAL EM METAVERSO TRIDIMENSIONAL COM UTILIZAÇÃO SIMULTÂNEA DE DIVERSAS MÍDIAS DIGITAIS
AUTOR(ES): LAURO OTACILIO CAMPOS DE SOUSA , WENDELL DE PAIVA LEITE, JOÃO PAULO SOUZA, IERICEFRAN DE MORAIS SOUZA, JOSÉ DINIZ JÚNIOR, PEDRO GUILHERME BARBALHO CAVALCANTI, LARISSA ROBERTA CAMPOS DE SOUSA
INSTITUIÇÃO: UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, o advento da Internet de banda larga associado ao crescente poder de processamento dos computadores e sofisticação dos recursos gráficos das placas de vídeo permitiram a colocação em prática de uma tecnologia antes teórica (a tecnologia dos Metaversos Tridimensionais). Atualmente Metaversos online como o Second Life (O Second Life é um mundo 3D virtual criado por seus residentes e conta atualmente com uma população de mais de 17 milhões de avatares) têm sido usados cada vez mais como ferramenta educacional e de socialização e promovido um vislumbre de como será a Internet dentro de poucos anos. A área médica é uma das maiores beneficiadas com a utilização dos Metaversos devido à grande integração de diferentes tecnologias num mesmo ambiente (video, imagens, email, texto, slideshow, audio, voz, chat, programação, etc...) permitindo conferências virtuais, exibições de cirurgias, discussões de casos clínicos, etc.
OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho é demonstrar a utilização prática, no Metaverso tridimensional Second Life, de recursos voltados para a educação e interação médicas. Serão mostrados ambientes para apresentação de aulas interativas e exibição de vídeos cirúrgicos em ambiente tridimensional e também uma CyberClínica onde vários indivíduos (avatares) da área médica poderão interagir simultâneamente via Internet através da utilização das inúmeras mídias integradas no Metaverso.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Foi utilizado o Metaverso tridimensional do Second Life (da empresa americana Linden Labs) uma vez que é, atualmente, o mais conhecido e tecnologicamente mais avançado. Numa área virtual de 32.788 metros quadrados foram construídos vários ambientes tridimensionais distintos (Anfiteatros abertos, Anfiteatro fechado, Cinema, CyberClínica, Edifícios, Galeria).
Algumas destas construções são destinadas a exibição de aulas (como num Congresso Médico e com possibilidade de interação entre os participantes), outras como locais de interação para discussão de casos clínicos por vídeo-conferência, outras como Salas de exibição de procedimentos cirúrgicos, etc.. As construções virtuais e scripts de programação foram desenvolvidos ao longo dos 32.788 metros quadrados de terreno virtual num período de 05 meses e atualmente encontram-se abertas ao público para acesso através da Internet e em funcionamento ininterrupto (24 horas) .
RESULTADOS:
Os resultados podem ser observados nas imagens (abaixo e ao lado) onde vemos cenas de um ou mais avatares (indivíduo online) mostrando as construções relacionadas ao ensino médico.
CONCLUSÃO:
A grande integração de mídias (video, imagens, email, texto, slideshow, audio, voz, etc...) presente no Metaverso bem como a possibilidade de profissionais dos mais distantes lugares reunirem-se de maneira rápida e altamente eficiente para a troca de informações torna-o uma das mais importantes formas de comunicação e ensino da atualidade. Fato comprovado pela migração maciça de inúmeras instituições de ensino, universidades e grandes corporações nacionais e, principalmente, internacionais para colocar suas versões virtuais nos Metaversos tridimensionais, principalmente no Second Life.