Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-262

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO: SAHOS X CEFALÉIA

AUTOR(ES): EDUARDO BAPTISTELLA , ANTONIO CELSO NASSIF FILHO, FABIANO TROTTA, THANARA PRUNER DA SILVA, FERNANDA MARTIN FABRI, KARINA MARÇAL KANASHIRO, GUSTAVO SELA

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA - FILIAL DO PARANA

INTRODUÇÃO: Cefaléia e SAHOS são comuns na população em geral e frequentemente coexistem no mesmo paciente. Stress é reconhecido como um dos principais fatores na cefaléia e distúrbios do sono. Contudo, a impressão geral dessa prática clínica é que cefaléia e sono estão na realidade mais estreitamente relacionadas

Objetivos: Verificar se há relação entre SAHOS diagnosticada por polissonografia e pacientes com sintomas compatíveis com cefaléia.

METODOLOGIA: Estudo prospectivo, observacional em que foram avaliados 52 pacientes, sendo 27 homens e 25 mulheres. Todos apresentavam os critérios diagnósticos de cefaléia induzida por SAHOS segundo a International Classification of Headeaches Desorders, sendo estes avaliados pelo Neurologista e encaminhados ao ambulatório de Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha. Todos os pacientes foram submetidos a anamnese, exame físico, nasofibroscopia e polissonografia. O diagnóstico de SAHOS foi baseado em uma cuidadosa anamnese e confirmada pelo exame da Polissonografia. O diagnóstico de SAHOS foi feito de acordo com American Sleep Disorders Association Criteria.

RESULTADOS: Dos 52 pacientes, apenas 2 apresentaram Índice de Apnéia e Hipopnéia (IAH) abaixo de 5 e com saturação de 98%. Já 16 pacientes apresentaram IAH entre 5 a 20 e saturação de 91% (SAHOS leve). 31 apresentaram IAH entre 20 a 50 com média de saturação de 90% (SAHOS moderada). Apenas 3 apresentaram grau de IAH acima de 50, com média de saturação de 82% (SAHOS grave).

CONCLUSÃO: SAHOS e cefaléia, quando bem caracterizadas, estão diretamente relacionadas. É importante reconhecer a patologia de base a qual estão associadas a fim de que ambas tenham o seu tratamento específico.

Fechar