Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-259
TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS ACHADOS CLÍNICOS E HISTOPATOLOGICOS DOS TUMORES BENIGNOS E PSEUDOTUMORES DA LARINGE.
AUTOR(ES): MATHEUS PINTO CATÃO MACHADO , J. EVANDRO P. AQUINO, MARIA ROSA M. S. CARVALHO, FABIANO H. BRANDÃO, ROBERTO GAIA COELHO JUNIOR, JULIA N. P. AQUINO
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
OBJETIVO
Relacionar a clínica e a histopatologia de determinadas lesões laríngeas benignas localizadas nas pregas vocais, comparando os achados microscópicos mais prevalentes e sua relação dos mesmos com a suspeita clínica. Avaliamos: pólipos, papilomas
MÉTODO
Através dos prontuários identificamos 45 pacientes com lesões laríngeas onde revisamos 60 lâminas. Vinte e três pacientes eram do sexo masculino e vinte e dois do sexo feminino com idade entre 6 e 72 anos. O diagnóstico dos pólipos e papiloma foi feito pelo exame laringoscópio. Confirmado pelo exame histopatológico.
RESULTADOS
Estudamos a validade da clínica como diagnóstico dos papilomas. Os clínicos reconheceram com segurança a exatidão do diagnóstico de papiloma em 67,0% e são capazes de reconhecer os caracteres negativos em 88,0% dos casos. Com relação aos pólipos, acertaram com facilidade o diagnóstico em 84,0% e são capazes de reconhecer os caracteres negativos em 67,0% dos casos. Encontramos predominância do sexo masculino com idade entre 0 e 10 anos mais para papilomas. Nos dois sexos, notamos freqüência para os pólipos mais elevados entre 21 e 40 anos.
CONCLUSÕES
A margem de erro entre a clínica e a histopatologia foi estatisticamente insignificante. O clinico pode estabelecer um diagnostico de pólipo ou papiloma de laringe, malgrado baseado na visualização da lesão macroscópica pela endoscopia. O diagnóstico baseado sobre os caracteres clínicos do tumor devera ser considerado como preliminar ou presuntivo.