Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-258

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE IMUNOTERAPIA E TURBINECTOMIA EM RINITE ALÉRGICA. RESULTADOS E REVISÃO DE LITERATURA

AUTOR(ES): EDUARDO BAPTISTELLA , DIEGO AUGUSTO DE BRITO MALUCELLI, DANIEL ZENI RISPOLI, FABIANO DE TROTTA, THANARA PRUNER DA SILVA, RENATA BECKER, GUSTAVO SELA

INSTITUIÇÃO: HOPITAL ANGELINA CARON

INTRODUÇÃO: A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal, induzida pela exposição à alérgenos que, após sensibilização, desencadeiam uma resposta inflamatória mediada por IgE, resultando em sintomas crônicos ou recorrentes. O diagnóstico é basicamente clínico, mas métodos como o teste RAST podem auxiliar no diagnóstico. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.

ObjetivoS: Comparar a turbinectomia e a imunoterapia como opções de tratamento nos pacientes com rinite alérgica após um ano destes tratamentos.

 METODOLOGIA: Foram avaliados 64 prontuários de pacientes atendidos no período de junho de 2008 a junho de 2009. Pacientes com queixas alérgicas, triados com anamnese, exame físico e exame otorrinolaringológico. Dividiu-se em grupo A (28 pacientes) tratado com turbinectomia parcial com coagulação e grupo B (36 pacientes) tratado com imunoterapia. Após um ano, pacientes de ambos grupos foram avaliados com teste RAST e questionário específico.

RESULTADOS: No grupo A, 19 pacientes apresentaram níveis de IgE detectado pelo teste RAST e 9 pacientes apresentaram RAST negativo. No grupo B apenas 9 pacientes apresentaram teste RAST positivo. No questionário 22 pacientes do grupo A referiram “melhora importante”; 3 pacientes acusaram “melhora absoluta”; e 3 pacientes como “não-melhora”. No grupo B  dos 36 pacientes 28 referiram “melhora importante”, 6 pacientes “melhora absoluta” e 2 pacientes “não melhora”.

CONCLUSÃO: A imunoterapia, atualmente, é uma alternativa para o tratamento da rinite alérgica com resultados satisfatórios se comparada à turbinectomia

Fechar