Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-246

TÍTULO: ESOFAGITE EOSINOFÍLICA: ABORDAGEM EM OTORRINOLARINGOLOGIA

AUTOR(ES): VIVIANE NUNES DA COSTA , ULISSES JOSE RIBEIRO, SERGIO BITTENCOURT, THAIS RIBEIRO KNOLL, ANA PAULA INTRA, THAIS SANEMATSU, FERNANDA MADEIRO LEITE VIANA

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL NOSSA SENHORA DE LOURDES

OBJETIVO: RECONHECER O PAPEL DA ESOFAGITE  EOSINOFÍLICA COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL EM PACIENTES COM MANIFESTAÇÕES DE REFLUXO GASTROESOFÁGICO, REFRATÁRIOS AO TRATAMENTO HABITUAL. REVER SUA EPIDEMIOLOGIA, MANIFESTAÇÃO CLÍNICA E DIAGNÓSTICO.

MATERIAIS E METÓDOS: ESTUDO PROSPECTIVO NO PERÍODO DE MARÇO A JULHO 2010, COM 20 PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DE LOURDES, AVALIADOS QUANTO AS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS E SUBMETIDOS A QUESTIONÁRIO PADRONIZADO, NASOFIBROLARINGOSCOPIA, ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA COM BIÓPSIA NO TERÇO PROXIMAL DO ESÔFAGO E TESTES ALÉRGICOS (RAST HX2, FX2, FX3, FX5, EX1, MX1, GX2).

RESULTADOS: FOI REALIZADO ESTUDO COM 20 PACIENTES, DESTES 5 HOMENS E 15 MULHERES, A IDADE VARIOU DE 30-65 ANOS. SEGUINDO O CRITÉRIO DIAGNÓSTICO DE ESOFAGITE EOSINOFÍLICA, O ACHADO NA BIÓPSIA DO TERÇO PROXIMAL DO ESÔFAGO DE 20 OU MAIS  EOSINÓFILOS POR CAMPO DE AUMENTO,  NÃO FOI ENCONTRADO NENHUM CASO DE ESOFAGITE EOSINOFÍLICA EM NOSSO TRABALHO CASUÍSTICA COMPATÍVEL COM A PREVALÊNCIA NA LITERATURA.

CONCLUSÃO: ESOFAGITE EOSINOFÍLICA É UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA CRÔNICA, COM INFILTRADO DE EOSINÓFILOS NA MUCOSA ESOFÁGICA, ONDE OS SINTOMAS SÃO SEMELHANTES AOS DA DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO. A INCIDÊNCIA DESTA DOENÇA VEM AUMENTANDO NOS ÚLTIMOS ANOS, SENDO DIAGNÓSTICADA COM ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA, BIÓPSIA E CONTAGEM DE EOSINÓFILOS.O PAPEL DA ALERGIA ALIMENTAR E DE AEROALERGENOS AINDA NÃO ESTA BEM ESCLARECIDO. ESTUDOS FUTUROS SÃO NECESSÁRIOS PARA DEFINIR OS MÉTODOS IDEAIS DE AVALIAÇÃO, DURAÇÃO DE TERAPIA E SEGUIMENTO DOS PACIENTES AFETADOS.

Fechar