Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-245
TÍTULO: ESFORÇO VOCAL E INCAPACIDADE VOCAL EM PROFESSORES
AUTOR(ES): MARCIO CARDOSO SAMPAIO , EDUARDO JOSÉ FARIAS BORGES DOS REIS, LAURO ANTONIO PORTO, FERNANDO MARTINS CARVALHO, TÂNIA MARIA DE ARAÚJO
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INTRODUÇÃO: Os professores constituem uma categoria profissional de grande importância social e cultural, cujo principal instrumento de trabalho é a voz.
OBJETIVO: O objetivo do presente estudo é investigar a associação entre incapacidade vocal e esforço vocal profissional em professores.
METODOLOGIA: Foi realizado um estudo epidemiológico de corte transversal em professores da cidade de Salvador, totalizando 4.495 docentes da rede municipal do ensino básico. Para representação da incapacidade vocal foi utilizado o VHI-10 (Índice de Incapacidade Vocal), como variável dependente. Como variável independente principal, utilizou-se o LVEI ou Índice de Esforço Vocal Profissional que é o produto de anos trabalhados como professor multiplicados pela carga horária semanal média. Foi realizada uma análise de regressão logística múltipla que incluiu covariáveis de interesse.
RESULTADOS: A população foi predominantemente do sexo feminino, com tempo de trabalho médio de 14 anos e carga horária de 30 horas semanais. A prevalência de incapacidade vocal entre os professores estudados foi de 21,7%. No modelo final, foi encontrada associação estatisticamente significante entre incapacidade vocal e índice de esforço vocal profissional (Razão de Prevalência = 1,47 IC 95% 1,19-1,82), controlados os efeitos das demais covariáveis relevantes: sexo, uso do microfone, ruído excessivo, pressão da direção da escola, azia e rinite.
CONCLUSÃO: A incapacidade vocal dos professores está associada ao esforço vocal profissional. Futuros estudos longitudinais sobre a associação entre incapacidade vocal e esforço vocal serão importantes para melhor investigar a causalidade envolvida, além de buscar medidas preventivas para a saúde vocal dos professores.