Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-236

TÍTULO: ENTOMOFTOROMICOSE CUTÂNEO-MUCOSA POR CONIODOBOLUS CORONATUS: RELATO DE CASO

AUTOR(ES): VICTOR GRANJEIRO DE MELO , RODRIGO SOUZA LEÃO, ROSSANA SETTE RÊGO, DANILO DE NEGREIROS FREITAS, CARLOS HENRIQUE DE PAIVA CHAVES, ÉRICA SAMPAIO BARBOSA, DANIELLE GONÇALVES SEABRA PEIXOTO

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL AGAMENON MAGALHÃES, RECIFE - PE - BRASIL

INTRODUÇÃO: A Entomoftoromicose constitui entidade clínica esporádica cujos agentes etiológicos são Conidiobolus coronatus, Conidiobolus incongruus e Basidiobolus ranarum. Esses fungos são comumente encontrados no solo, sendo a infecção decorrente da implantação na mucosa nasal de esporos inalados ou por introdução de fragmentos vegetais. Lesões por C. coronatus caracterizam-se por infiltração difusa ou formação de pólipos, impedindo a passagem do ar, podendo propaga-se para os tecidos adjacentes do nariz e da face e, algumas vezes, para a nasofaringe e seios nasais. A pele é pouco comprometida, sendo difícil ocorrer ulceração, embora o edema de características inflamatórias possa estender-se para a fronte, zigomas e lábios, desfigurando o rosto do paciente de forma leve a grave dependendo do tempo de evolução.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo é relatar um caso de entomoftoromicose cutâneo-mucosa autóctone do Estado de Pernambuco, Brasil, ainda em tratamento com Cetoconazol, apresentando boa resposta clínica.

RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 66 anos, aposentado, procedente da região metropolitana de Recife, Pernambuco-Brasil, apresentava obstrução nasal  progressiva e coriza hialina à direita. O exame otorrinolaringológico demonstrou desvio de septo nasal para esquerda, lesão submucosa abaulando e obstruindo a narina direita em 90%, como também, abaulamento de dorso e asa de nariz à direita. Foi realizada biópsia nasal para exames histopatológico e micológico. O exame histopatológico de mucosa nasal revelou tratar-se de entomoftoromicose.O exame micológico direto (KOH 30%), demonstrou a presença de numerosas hifas largas, pouco septadas, sugestivas de zigomicose.

DISCUSSÃO: O crescimento do fungo em Sabouraud após três dias, demonstrou colônias de cor bege, rugosas com aspecto ceroso. Microscopicamente foram observadas hifas largas e conídios vilosos com esterigmas dispostos em forma de coroa, característicos de Conidiobolus coronatus.Com a confirmação do diagnóstico de Conidiobolomicose, iniciou-se tratamento com cetoconazol 400mg/dia via oral, observando-se diminuição do sintoma obstrutivo em uma semana e redução significativa da obstrução da narina em três semana.

CONCLUSÃO: O diagnóstico de entomoftoromicose em estágios avançados, quando se observa grande deformação facial, torna o tratamento e a reparação dos tecidos afetados mais difíceis. Desta forma, é necessário enfatizar a importância do diagnóstico micológico com identificação da espécie, uma vez que a correta diferenciação de espécies entre as ordens Mucorales e Entomophthorales determina a definição de terapia antifúngica específica, evitando custos desnecessários e risco de toxicidade para o paciente.

Fechar