Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-229

TÍTULO: EFEITO DO ENXERTO ESTENDIDO DE COLUMELA NA PROJEÇÃO E ROTAÇÃO DA PONTA NASAL – UMA OPCAO AO DELIVERY

AUTOR(ES): CEZAR AUGUSTO SARRAFF BERGER , PIERRE FONSECA DA COSTA, ANNELYSE CRISTINE BALLIN, CAIO SOARES, MARCOS MOCELLIN

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR/HOSPITAL IPO

INTRODUÇÃO: Diversas técnicas podem ser realizadas na cirurgia da ponta nasal. Pastorek et al (2005) descreveram o uso de enxerto estendido de columela, com o objetivo de projeção e definição da ponta nasal. Esta técnica através de uma mesma unidade estrutural que une os atributos de strut de columela (poste) e enxerto de ponta (escudo), inserida nas rinoplastias endonasais, por meio do delivery.

OBJETIVOS: 1) Medir o efeito do enxerto estendido, proposto por Pastorek, na projeção e rotação da ponta nasal, através de rinoplastia endonasal; 2) Validar o uso do enxerto estendido sem a necessidade de realização do delivery.

MÉTODO: Estudo prospectivo da análise da projeção (através do método de Goode) e rotação (medida pelo ângulo nasolabial) da ponta nasal de 11 pacientes submetidos à rinoplastia endonasal estrutural com a utilização do enxerto estendido de columela, sem delivery.  As medições foram realizadas em fotografias padronizadas em pefil direito, no pré-operatório e pós-operatório de 6 meses, utilizando o programa Adobe Photoshop CS3.

RESULTADOS: 11 pacientes foram submetidos a rinoplastia endonasal e uso de enxerto estendido de columela; 9 rinoplastias primárias e 2 rinoplastias secundárias. Houve aumento da projeção e rotação da ponta nasal em 100% dos pacientes.

CONCLUSÃO: O enxerto estendido de columela proposto por Pastorek é um método eficaz na melhora da projeção e rotação da ponta nasal, inclusive dando maior definição, podendo ser empregado nas rinoplastias endonasais sem a necessidade do delivery.

Fechar