Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-197
TÍTULO: DACRIOCISTORRINOSTOMIA ENDOSCÓPICA TRANSNASAL: TÉCNICA E RESULTADOS
AUTOR(ES): FÁBIO PIRES SANTOS , TIAGO VASCONCELOS SOUZA, CASSIANA BURTET ABREU, MARIA LAURA SOLFERINI SILVA, FERNANDO OTO BALIEIRO, SHIRLEY SHIZUE NAGATA PIGNATARI, ALDO CASSOL STAMM
INSTITUIÇÃO: COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
INTRODUÇÃO: A obstrução parcial ou completa do sistema lacrimal é um distúrbio que se manifesta clinicamente por epífora e / ou dacriocistite recorrente. O tratamento recomendado para obstruções abaixo do canalículo comum é a Dacriocistorrinostomia Externa ou por via Endoscópica Transnasal (DCRET).
OBJETIVO: Este estudo visa avaliar a DCRET como opção de tratamento cirúrgico de pacientes com obstrução baixa de vias lacrimais.
MÉTODO: Foi realizado um estudo retrospectivo, no Complexo
Hospitalar Edmundo Vasconcelos no período de 2000-2009 com 20 pacientes apresentando obstrução baixa das vias lacrimais, unilateral ou bilateral, os quais foram submetidos à DCRET com um total de 27 procedimentos cirúrgicos.
RESULTADOS: 27 procedimentos foram realizados em 20 pacientes, 10 homens e 10 mulheres, com idade variando de 1,6 a 81 anos de idade. As causas mais frequentes de obstrução da via lacrimal foram: idiopática (59,2%), congênita (29,6%), iatrogênica ( 4,5%) e trauma após a radioterapia (3,7%). Dois pacientes tiveram novo processo obstrutivo no pós-operatório e apenas 03 pacientes permaneceram com sonda Crawford por um período de 03 meses. A taxa de sucesso DCRTE em nossa série foi de 92,5%.
CONCLUSÕES: A DCRET mostrou ser uma técnica segura como opção cirúrgica no tratamento da obstrução baixa de vias lacrimais, com algumas vantagens em relação à técnica por via externa, podendo ainda ser realizada sem o uso de stents.