Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-178
TÍTULO: CORPO ESTRANHO (PRÓTESE DENTÁRIA METÁLICA) EM REGIÃO DE HIPOFARINGE
AUTOR(ES): RAÍSSA VARGAS FELICI , JANE MARIA PAULINO, RALPH SILVEIRA DIBBERN, MELÂNIA DIRCE OLIVEIRA MARQUES, FERNANDO CÉSAR FRANÇA ARAÚJO, ANNA MILENA BARRETO FERREIRA FRAGA, MARCELA ESTRELA TAVARES
INSTITUIÇÃO: IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE LIMEIRA.
OBJETIVO
Relatar o caso de ingestão de prótese dentária metálica e a importância de uma avaliação precoce por otorrinolaringologista de forma a diminuir complicações.
MÉTODOS
A.P.G., sexo masculino, 36 anos, etilista, foi admitido no pronto atendimento da Santa Casa de Limeira com história de ingestão de prótese dentária metálica, após libação alcoólica excessiva, apresentando quadro de odinofagia e sialorréia. Foi solicitada, após 12 horas de evolução dos sintomas, a avaliação da equipe de otorrinolaringologia. Exame Físico: Corado, hidratado, afebril e eupnéico. Oroscopia: visível pequena porção de prótese metálica em hipofaringe. Rinoscopia e Otoscopia sem alterações. Raios-X cervical perfil evidenciado corpo estranho. Realizado Endoscopia Digestiva Alta que confirmou presença de corpo estranho em região de hipofaringe aderido a planos profundos, impossibilitando sua retirada.
RESULTADOS
O paciente foi levado a centro cirúrgico, onde foi submetido à intubação orotraqueal. Foi realizada laringoscopia de suspensão, onde foi visibilizado prótese dentária em hipofaringe, sobre as aritenóides e pregas vocais. Foi tentada sua mobilização com pinça Hartmann, com dificuldade de retirada devido à adesão a planos profundos de mucosa e musculatura faríngea. Foi utilizado alicate cirúrgico para tentar cortar o metal sem sucesso, e após tentativas de retirada com laringoscópio de suspensão conseguimos mobilizar o corpo estranho e a retirada foi possível, com laceração em parede faríngea, úvula e pilar amigdaliano esquerdo. Foi acompanhando ambulatorialmente por 1 mês, evolui com melhora total do quadro.
CONCLUSÕES
Com esse relato de caso, concluímos a necessidade de uma avaliação adequada da faringe, laringe e aparelho digestivo por profissional especializado e sempre que necessária a solicitação de exames complementares, para o diagnóstico correto do caso. Dessa forma, evita-se a chance de um desfecho desfavorável.