Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-176

TÍTULO: CONTRIBUIÇÃO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULTISLICE PARA AVALIAÇÃO DAS VARIAÇÕES ANATÔMICAS DAS CAVIDADES PARANASAIS

AUTOR(ES): IGOR GOMES PADILHA , BRUNO GOMES PADILHA, FABIANA MAIA NOBRE ROCHA ARRAES, CHRISTIANA MAIA NOBRE ROCHA DE MIRANDA

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE MEDICINA- UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

INTRODUÇÃO: A tomografia computadorizada Multislice (TCMS) é, atualmente, a modalidade de escolha entre os métodos de imagem para a avaliação dos seios paranasais e das estruturas adjacentes. Sua capacidade em demonstrar e diferenciar as estruturas ósseas, os tecidos moles e o ar permite uma avaliação minuciosa da anatomia das cavidades paranasais e de suas variações anatômicas. Algumas destas variações anatômicas podem predispor a sinusopatias, portanto o reconhecimento das mesmas é de suma importância no pré-operatório de cirurgia endoscópica.

OBJETIVO: O presente estudo visa demonstrar, por meio de tomografia computadorizada multislice, os aspectos de diversas variações anatômicas nas cavidades paranasais.

METODOLOGIA: Foi realizada revisão da literatura e análise retrospectiva de casos com variações anatômicas nas cavidades paranasais constatadas por meio de tomografia computadorizada multislice realizadas em aparelho Siemens, de quarenta canais. Serão demonstradas as características por imagem, por meio de reconstruções multiplanares.

RESULTADOS: Foram demonstradas diversas variações anatômicas, como os vários tipos de desvio de septo nasal, esporão de septo nasal, aspecto paradoxal dos cornetos nasais médios, células etmoidais infraorbitárias (células de Haller), células de Onodi, pneumatização das conchas nasais, pneumatização dos processos uncinados, pneumatização das clinóides anteriores, septações nos seios maxilares,óstios acessórios, dentre outras.

CONCLUSÃO: No presente trabalho é demonstrado como a tomografia computadorizada multislice tem contribuído para o diagnóstico mais acurado e melhor avaliação de variações anatômicas nas cavidades paranasais, permitindo identificá-las de forma precisa, com elevados detalhes anatômicos, além de estabelecer a relação das mesmas com outras estruturas. Após a apreciação do ensaio pictórico e da leitura dos comentários, espera-se que estudantes de medicina, médicos otorrinolaringologistas, radiologistas e de outras especialidades, revisem e enriqueçam seus conhecimentos sobre o assunto.

Fechar