Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-174
TÍTULO: CONDROSSARCOMA NASAL: RELATO DE DOIS CASOS.
AUTOR(ES): AMANDA CRISTINA FERREIRA , VINICUS ANTUNES FREITAS, JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA, ROBERTO MARCHETTI MESQUITA, FLÁVIO SIRIHAL WERKEMA, VALÉRIA DE PAULA BARTELS
INSTITUIÇÃO: NÚCLEO DE OTORRINO BH
INTRODUÇÃO: Os condrossarcomas são tumores malignos que se caracterizam por formação de cartilagem, sendo raro na região da cabeça e do pescoço, sendo extremamente incomum no septo nasal. Apresenta-se com sintomas inespecíficos, como obstrução nasal. A avaliação com imagens é imprescindível no pré-operatório, sendo ideal a realização de Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Nuclear Magnética (RNM). O melhor tratamento é a excisão cirúrgica com margens amplas, podendo ser complementado com radioterapia.
OBJETIVO: Relatar dois casos de lesão nasosseptal maligna rara, com altos índices de recidiva, cujo tratamento principal é o cirúrgico.
DISCUSSÃO: Os Condrossarcomas são tumores malignos cartilaginosos, correspondendo a cerca de 10-20% de todas as neoplasias malignas primárias dos ossos, sendo que destes, 10% se localizam na cabeça e no pescoço. A maior incidência craniofacial ocorre na quarta década de vida.
CONCLUSÃO: O Condrossarcoma septal é uma doença extremamente rara, com alto poder de destruição local e alto índice de recidivas, mesmo após ressecção ampla, devendo ser acompanhado por toda a vida.