Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TESE

P-171

TÍTULO: CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO EM PREGAS VOCAIS DE INDIVÍDUOS JOVENS E IDOSOS

AUTOR(ES): GUSTAVO POLACOW KORN , JOÃO ROBERTO MACIEL MARTINS, SUNG WOO PARK, ALINE MENDES, ELSA YOKO KOBAYASHI, HELENA BONCIANI NADER, NOEMI GRIGOLETTO DE BIASE

INSTITUIÇÃO: UNIVESIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

INTRODUÇÃO: Voz é o resultado da vibração das pregas vocais. A vibração normal depende da estrutura única das camadas das pregas vocais e da composição da matriz extra-celular da lâmina própria. O ácido hialurônico (AH) é um dos componentes mais proeminentes entre as proteínas intersticiais da matriz extracelular, que apresenta importantes funções biológicas e mecânicas nos tecidos.

OBJETIVO: Avaliar comparativamente a concentração de ácido hialurônico na cobertura, ligamento e músculo de prega vocal normal de homens e mulheres, jovens e idosos.

METODOLOGIA: Utilizou-se uma proteína de ligação ao ácido hialurônico (AH) obtida de cartilagem nasal bovina em um ensaio fluorimétrico. Placas de ELISA contendo a proteína de ligação adsorvida em sua superfície foram sequencialmente incubadas com: amostras de material da porção medial da cobertura, ligamento e músculo da prega vocal de 19 indivíduos jovens e 20 idosos, de ambos os sexos, proteína de ligação conjugada com biotina e estreptavidina ligada a európio. Após a liberação de európio em solução de enhancement, a fluorescência final foi mensurada com auxílio de um fluorímetro.

RESULTADOS: Comparação estatisticamente significante: (1) Maior concentração de AH na cobertura e no ligamento em relação ao músculo em toda a amostra; (2) Maior concentração de AH no ligamento em relação ao músculo nos jovens dos sexos masculino e feminino, considerando-se separadamente cada grupo. Dados sem significância estatística: (3) Maior concentração de AH no ligamento em relação às demais porções; (4) Maior quantidade de AH nas mulheres jovens na cobertura e menor no ligamento em comparação com homens jovens; (5) Queda nos valores de AH com o envelhecimento sendo mais pronunciada na cobertura no sexo feminino e em todas as porções no sexo masculino; (6) Diminuição dos valores de AH foi observada nos indivíduos idosos do sexo masculino, em todas as porções, mantendo a diferença entre os sexos na cobertura

CONCLUSÃO: Do estudo de concentração de ácido hialurônico em pregas vocais de jovens e idosos, podemos concluir que: há maior concentração de AH na cobertura e no ligamento em relação ao músculo em toda a amostra; é encontrada maior concentração de AH no ligamento em relação ao músculo nos jovens de ambos os sexos, considerando-se separadamente cada grupo.

Fechar