Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-166

TÍTULO: COMPLICAÇÕES EM BLEFAROPLASTIA: COMO EVITÁ-LAS E CORRIGÍ-LAS

AUTOR(ES): BRUNO ALVARENGA SILVA LOREDO , CARLOS EDUARDO ARNEZ AREVALO, TOMAS GOMES PATROCÍNIO, LUCAS GOMES PATROCÍNIO, JOSÉ ANTÔNIO PATROCÍNIO,

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

A blefaroplastia é a cirurgia estética da face mais realizada no mundo. Suas complicações foram amplamente relatadas na literatura e, apesar de raras, devem ser evitadas ou corrigidas.

Este estudo avalia a prevalência de complicações de blefaroplastias realizadas em um serviço de otorrinolaringologia de um hospital universitário, enfatizando como evitá-las e/ou corrigí-las.

Foi realizado um estudo transversal com análise das blefaroplastias transcutâneas realizadas em um período de 2 anos (Janeiro 2007 – Janeiro 2009), enfatizando a técnica utilizada nas mesmas, as complicações a curto e longo prazo e como evitá-las ou corrigi-las.

Foi demonstrada grande satisfação estética dos pacientes e um baixo índice de complicações, sendo que as blefaroplastias com emprego da ancoragem cantal lateral obtiveram os menores índices.

Pode-se concluir que a satisfação estética depende da aplicação dos cuidados pré e pós-operatórios e do emprego da técnica correta individualmente.

Fechar