Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-165

TÍTULO: COMPLICAÇÕES E COMORBIDADES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUBMETIDOS A PROCEDIMENTO CIRURGICO PARA OTITE MÉDIA CRÔNICA.

AUTOR(ES): RENATO VALENTIM BRASIL , WANER JOSEFA QUEIROZ DE MOURA, HENDERSON DE ALMEIDA CAVALCANTE, ANGÉLICA CRISTINA PEZZIN PALHETA, ITAIANA PEREIRA CORDEIRO DA SILVA, RAFAEL CARVALHO PEREIRA, MÁRJORIE SOUZA BANHOS CAREPA

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BETTINA FERRO DE SOUZA - UFPA

INTRODUÇÃO: Otite média crônica pode ser considerada como problema de saúde pública. Em países em desenvolvimento, a prevalência de infecções de ouvido médio alcança 72 casos por 1.000 habitantes, sendo a otite média crônica a principal causa de perda auditiva na infância. Complicações pós-cirúrgicas no tratamento destes pacientes podem ir desde infecção da ferida cirúrgica, perfurações timpânicas residuais até paralisia facial e complicações intracranianas.

OBJETIVO: Mostrar a taxa de complicações cirúrgicas em 25 crianças e adolescentes submetidos a procedimentos cirúrgicos para otite média crônica com idade de até 18 anos, bem como comparar tais resultados com a taxa de comorbidades encontrados nos mesmos.

METODOLOGIA: No presente estudo foram analisados os prontuários de 25 indivíduos com idade ate 18 anos submetidos à Mastoidectomia no serviço de otorrinolaringologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza nos anos de 2006 a 2009.

RESULTADOS: Foram incluídos no estudo 25 pacientes com idade ate 18 anos, sendo 16 (64%) do sexo masculino e nove (36%) do sexo feminino, sendo o sexo masculino o mais acometido por complicações pós-cirúrgicas e sendo a estenose da meatoplastia a complicação mais freqüente seguida pela formação de fistulas retro auricular.  

CONCLUSÃO: Os resultados obtidos neste estudo indicam uma prevalência maior de pacientes do sexo masculino que necessitaram de procedimento cirúrgico em orelha média, bem como uma maior taxa de complicações pós-operatórias nestes pacientes, sendo as complicações mais prevalentes a estenose da meatoplastia e as fistulas retro auriculares.

Fechar