Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-162

TÍTULO: COMPARAÇÃO PERI-OPERATÓRIA ENTRE PACIENTES EMBOLIZADOS E NÃO EMBOLIZADOS COM NASOANGIOFIBROMA JUVENIL.

AUTOR(ES): ADRIANO SANTANA FONSECA , ANA KARINA FERREIRA DE ASSIS, NILVANO ALVES DE ANDRADE, ERIKO SOARES DE AZEVEDO VINHAES, RENATO MARIANO NUNES, MARCELE BRANDÃO, TAIANE SANTANA FONSECA

INSTITUIÇÃO: SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA BAHIA- HOSPITAL SANTA IZABEL

INTRODUÇÃO: O Nasoangiofibroma Juvenil (NAFJ) é um tumor vascular benigno, com comportamento invasivo e que acomete preferencialmente jovens do sexo masculino. O tratamento de escolha é cirúrgico, sendo a embolização uma estratégia que visa diminuir o sangramento e a necessidade de hemotransfusão no trans-operatório. Apesar de largamente utilizada, a embolização não é um procedimento livre de complicações e sua efetividade pode ser questionada.

OBJETIVO: O estudo tem como objetivo analisar a efetividade da embolização de acordo com suas indicações supracitadas, comparando grupos de pacientes operados com e sem embolização pré-operatoria

MÉTODOS: Estudo retrospectivo de 32 prontuários de pacientes submetidos à cirurgia para ressecção de NAFJ entre os anos de 2000 e 2010. Foram analisados dados sobre complicações hemorrágicas e isquêmicas, recidiva tumoral e tempo de internação.

CONCLUSÃO: Foi observado maior número de complicações isquêmicas e necessidade de reposição de eritrócitos no grupo de pacientes embolizados. O número de dias de internação na UTI e o total de dias internados também foi maior neste grupo de pacientes, assim como as complicações associadas à necrose tecidual. Com relação às recidivas, observou-se que o grupo de embolizados mostrou evolução mais favorável.

Fechar