Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-160

TÍTULO: COMPARAÇÃO ENTRE AS CONDIÇÕES FUNCIONAIS DO NARIZ APÓS RINOPLASTIA COM OU SEM TURBINECTOMIA

AUTOR(ES): PAULA RIBEIRO LOPES , MARCO ANTÔNIO FERRAZ DE BARROS BAPTISTA, FERNANDA LION MARTINS ADAMI, JULIANA COLA DE CARVALHO, MARCELO CAMPILONGO, PRISCILA BOGAR RAPPAPORT

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

INTRODUÇÃO: A rinoplastia é uma cirurgia que possibilita correções da anatomia nasal relacionada à estrutura óssea e cartilaginosa. No entanto, muitas vezes os pacientes que apresentam queixas funcionais associadas às estéticas não apresentam melhora significativa da obstrução nasal sem a associação da rinoplastia com outro procedimento cirúrgico nasal.

OBJETIVO: Essa pesquisa tem por objetivo avaliar se a turbinectomia associada à rinoplastia no mesmo tempo cirúrgico determina melhora significativa das queixas funcionais nasais.

METODOLOGIA: Foram avaliados de forma retrospectiva 38 pacientes que realizaram rinoplastia neste serviço e que apresentavam queixa de obstrução nasal. Destes 19 realizaram  rinoplastia e septoplastia e 19 realizaram rinoplastia e turbinectomia. Foram analisadas as queixas obstrutivas pré e pós-operatórias em cada grupo a partir de 8 questões elaboradas pela equipe com intenção de avaliar queixas obstrutivas e alérgicas.

RESULTADOS: Os grupos avaliados foram homogêneos em termos de idade, sexo e procedências, sendo que ambos apresentavam queixas obstrutivas significativa no pós-operatório. O grupo que realizou turbinectomia apresentou mais queixas alérgicas e queixas relacionadas à qualidade de sono quando comparado ao outro grupo, porém apenas as queixas noturnas provaram-se estatisticiamente significantes. Após a cirurgia, ambos os grupos apresentaram melhora da qualidade de sono e na queixa obstrutiva, porém apenas o grupo que realizou turbinectomia teve relevância estatística na melhora da obstrução nasal.

CONCLUSÃO: A turbinectomia quando bem indicada em associação com a rinoplastia pode determinar melhora significativa na obstrução nasal dos pacientes.

Fechar