Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-125
TÍTULO: CARCINOMA BASOCELULAR MORFEIFOME DE ORELHA ACOMETENDO O CONDUTO AUDITIVO EXTERNO- RELATO DE 2 CASOS
AUTOR(ES): AMADEU LUÍS ALCÂNTARA RIBEIRO, JOSÉ FELIPE BIGOLIN FILHO, LUDIMILA DE OLIVEIRA CARDOSO, LUIZ AUGUSTO MIRANDA SANGLARD, AGENOR ALVES DE SOUZA JÚNIOR, WILSON BENINI GUÉRCIO, MONIK ASSIS ESPINDULAR
INSTITUIÇÃO: SERVIÇO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFJF
INTRODUÇÃO: O câncer de conduto auditivo externo é um evento raro com incidência anual de 1 caso para cada 1 milhão de pessoas e está associado a um prognóstico ruim. É uma doença que acomete a adultos jovens e idosos, com idade média de surgimento aos 45 anos. Dentre os tipos histológicos, o mais comum é o carcinoma epidermóide que constitui 80% dos casos, seguido do carcinoma basocelular , responsável por 6 a 20 % dos casos. AA maioria dos casos de CBC ocorre na hélice e na região periauricular , sendo que o conduto auditivo externo representa apenas 15 % dos casos. Em relação ao CBC, o subtipo histológico morfeiforme é o segundo mais comum e está associado a agressividade, extensão profunda da lesão, alta taxa de recorrência e à doença metastática.
OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é relatar 2 casos de CBC morfeiforme de orelha comprometendo o CAE, com invasão de tecidos profundos. É realizada também uma revisão de literatura a respeito do CBC metastático de orelha e sua relação com o osso temporal, discutindo-se epidemiologia, etiologia, histologia, patogênese, extensão, tratamento e complicações cirúgicas.
DISCUSSÃO: O câncer de orelha que acomete o CAE é um doença rara que acomete mais frequente brancos entre 20 e 60 anos e sua etiopatogenia esta relacionada a exposição solar prolongada e a inflamação e infecção crônicas da orelha, pois estas alterariam o comportamento imunológico local o que levaria a uma proprensão à malignização. O CBC nesta topografia pode apresentar um comportamento bastante agressivo com invasão de tecidos profundos e resistência ao tratamento , bem diferente da maioria dos casos de CBC da pele , que se caracterizam pelo crescimento lento e cirurgia curativa . O diagnóstico clínico é tardio pois inclui sintomas como otalgia crônica, otorréia, otorragia, perda auditiva, paralisia facial e prurido, muitas vezes confundidos com processos inflamatórios ou infecciosos da orelha.O CBC metástatico é raro e sua incidência se encontra entre 0,003% a 0,55%, muitas vezes associado a tumores recorrentes e a subtipos histólógicos ligados a agressividade. O CBC metastático possui 3 opções terapêuticas: quimioterapia, radioterapia e cirurgia. O tratamento pode incluir uma opção isoladamente ou procedimentos combinados a depender da localização, natureza e extensão das metástases
CONCLUSÃO: O CBC morfeiforme de conduto auditivo externo é um tumor raro associado a idade avançada e a alta taxa de recorrência, além de prognóstico ruim. Devido a complexidade anatômica do osso temporal, orelha média, orelha externa e sua proximidade de estruturas nobres , a avaliação e conduta no caso destes tumores pode ser um desafio, sendo muitas vezes necessária a atuação do radiologista e do neurocirurgião para uma condução melhor do caso.