Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-123
TÍTULO: CARCINOMA ADENÓIDE CÍSTICO DE MASTÓIDE
AUTOR(ES): RODOLFO CALDAS LOURENÇO FILHO , PAULO TINOCO, DANIELA SILVA PAIS, JOSÉ CARLOS OLIVEIRA PEREIRA, FLÁVIA RODRIGUES FERREIRA
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAÍ
INTRODUÇÃO
Os tumores malignos do osso temporal são raros, acontecem em menos de 0,2% das neoplasias de cabeça e pescoço. O carcinoma espinocelular e basocelular são os mais freqüentes, o carcinoma adenóide cístico é raro1 .
Acomete ambos os sexos (1:1). Acomete qualquer idade com predominância entre a 5a e 7a décadas2.
O sintoma mais comum é a otalgia1.
RELATO DO CASO
IGR, masculino,45 anos, pardo, de Bom Jesus do Itabapoana/RJ, foi atendido há 3 meses som desvio de comissura labial para esquerda e paresia palpebral superior esquerda.
Diagnosticou-se paralisia facial periférica, iniciou-se o tratamento com Prednisolona, Aciclovir, e Omeprazol. Retornou 2 meses depois relatando persistência do quadro.
Solicitou-se Tomografia computadorizada que revelou velamento da caixa do tímpano e antro-mastóide com destruição dos ossículos.
Foi realizada mastoidectomia radical esquerda.
O histopatológico revelou carcinoma adenóide cístico infiltrante.
Após cirurgia paciente relatou melhora parcial do quadro, mas culminou com perda auditiva devido conduta agressiva.
DISCUSSÃO
O Carcinoma Adenóide Cístico é o mais freqüente de células ceruminosas, de maior malignidade, único a produzir metástases à distância. Metástases intracranianas e à distância são mais frequentes que as linfáticas(incomuns)1.
A otalgia é a queixa mais comum, outros sintomas são: sangramentos, otorréia, tontura, surdez, paralisia facial1. No caso ocorreu paralisia facial progressiva.
O tratamento é cirúrgico, combinado ou não com radioterapia pós-operatória5. Foi realizada mastoidectomia radical esquerda e o paciente encaminhado à radioterapia.
COMENTÁRIOS FINAIS
O carcinoma adenóide cístico se diagnosticado no começo apresenta um melhor prognóstico. No caso foi diagnosticado tardiamente, devido ao sintoma incomum apresentado.