Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-122

TÍTULO: CARCINÓIDE ATÍPICO DE LARINGE:RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

AUTOR(ES): THIAGO FERREIRA BORGES , ROGÉRIO COSTA TIVERON, EDUARDO RODRIGUES DA CUNHA COLOMBO, LUCIANA RODRIGUES DA CUNHA COLOMBO, CAMILA PAZIAN FELICIANO, ANA LUIZA BITTENCOURT TEIXEIRA, MARCELO MIGUEL HUEB

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO

INTRODUÇÃO:Os tumores neuroendócrinos (TNE) representam 0,6% das neoplasias laríngeas, sendo o segundo câncer mais comum depois do carcinoma espinocelular. Os TNE atípicos representam cerca de 80% do total e se caracterizam pela agressividade e alta taxas de metástase.

OBJETIVO: Descrever um caso de um paciente com tumor carcinóide atípico na laringe com metástase linfonodal cervical unilateral submetido à laringectomia parcial horizontal supraglótica com esvaziamento cervical bilateral e posteriormente ressecção de metástase em pele.

RELATO DE CASO: Homem, 54 anos com queixa de disfonia e desconforto orofaríngeo há 2 anos e lesão vegetante em epiglote direita à videolaringoscopia.Submetido a tratamento cirúrgico cujo anatomopatológico mostrou se tratar de um tumor carcinóide atípico. O paciente apresentou ainda metástase em pele que foi ressecada. Desde então se encontra sem sinais clínicos ou exames de imagem de recidiva tumoral

CONCLUSÃO: Os TNE de laringe são neoplasias raras, podendo se apresentar de forma agressiva. No caso descrito foi optado por um tratamento cirúrgico, sem recidiva da lesão no seguimento clínico desde ressecção de metástase em pele.

Fechar