Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-099
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE ALTA RESOLUÇÃO NO DIAGNÓSTICO DE OTOSCLEROSE.
AUTOR(ES): ANTONIO LOBO DE REZENDE NETO , AMANDA CRISTINA FERREIRA, VALÉRIA DE PAULA BARTELS, RENATA ANTUNES DE CARVALHO, DANIEL PAINS NOGUEIRA, FERNANDO CASTRO DE PAULA
INSTITUIÇÃO: NÚCLEO DE OTORRINO BH
INTRODUÇÃO: A Otosclerose é uma doença do ouvido médio que cursa com perda progressiva da audição, com caráter hereditário e geralmente em ambos os ouvidos. Por se tratar de uma doença muito prevalente e que tem na Tomografia Computadorizada um meio de ajuda em seu diagnóstico, foi por nós estudada a correlação desta doença com seus achados de imagem tomográficos.
OBJETIVO: Avaliar a validade da Tomografia Computadorizada de Alta Resolução em pacientes com suspeita de Otosclerose. Foram avaliadas as Tomografias de Alta Resolução correlacionando com os achados audiológicos e per-operatórios.
MÉTODOS: Foram analisados 120 ossos temporais de 50 pacientes com perda condutiva ou mista.
RESULTADOS: Os Focos de Otosclerose foram observados em 85% dos casos, sendo que a identificação do foco encontra-se na dependência da qualidade técnica de realização do exame e das técnicas de reconstrução.
A prevalência da localização do foco otosclerótico ocorreu na região da fistula anti-fenestra. Foi avaliado também a correlação audiologica com os achados de otosclerose coclear.