Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-094
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE OTITE MÉDIA CRÔNICA EM PACIENTES COM FENDA LÁBIO PALATINA CIRURGICAMENTE CORRIGIDA.
AUTOR(ES): HASSANA DE ALMEIDA FONSECA , SHIRO TOMITA, FELIPPE FELIX, HELEN CRISTIANE ALECRIM FERREIRA, NATHALIE PESSOA DA SILVA CORREA
INSTITUIÇÃO: SERVIÇO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO - UFRJ
OBJETIVO:
O objetivo deste presente estudo é avaliar a prevalência de alterações otológicas e auditivas nos pacientes com diagnóstico de fenda lábio palatina previamente corrigida.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Foram avaliados 16 pacientes dentre 6 a 23 anos com diagnóstico de fenda lábio palatina cirurgicamente corrigida.
Todos os pacientes avaliados foram submetidos a uma entrevista, na qual era preenchido um questionário, a um exame otorrinolaringológico completo e a uma avaliação audiométrica.
RESULTADO:
Dentre pacientes avaliados, seis tinham o diagnóstico de fenda palatina ( 37,5%), cinco de fenda labial (31,25%) e cinco de fenda lábio palatina ( 31,25%). A prevalência de otite media crônica em pacientes com fenda palatina foi de 60%, nos casos da fenda lábio-palatina a prevalência de OMC foi de 66 %,já nos pacientes com fenda labial apenas a prevalência foi significativamente menor, apenas 20% dos pacientes com esta alteração apresentaram patologia em orelha média. Dos 16 pacientes avaliados no estudo, 8 (50%) apresentaram alterações otológicas ou audiométricas compatíveis de otite media crônica. A principal alteração encontrada foi a otite média com efusão (31,25%).
CONCLUSÃO:
A elevada prevalência de otite média crônica encontrada nesta patologia, justifica o acompanhamento otorrinolaringológico destes pacientes mesmo após a correção cirúrgica desta mal formação.