Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-084
TÍTULO: AVALIAÇÃO CLÍNICA E ENDOSCÓPICA DA DEGLUTIÇÃO NA SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO
AUTOR(ES): LUCIANA ALMEIDA MOREIRA , CAROLINA ANDRADE FERREIRA VIEIRA, CAROLINA FERRAZ DE PAULA SOARES, RAQUEL CHARTUNI TEIXEIRA, CAMILA CARVALHO FUSSI, MICHEL BURIHAN CAHALI
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL DE SÃO PAULO
INTRODUÇÃO: A síndrome da apnéia obstrutiva do sono e o ronco primário estão associados a disfunções na deglutição faríngea, como escape precoce do bolo alimentar e resíduo faríngeo. Lesões neurogênicas na faringe, comprometendo o reflexo da deglutição, parecem ser a causa.
OBJETIVO: avaliar a presença de disfunção da deglutição faríngea em pacientes com síndrome da apnéia obstrutiva do sono, através da videoendoscopia da deglutição.
Material e método: treze pacientes consecutivos com síndrome da apnéia obstrutiva do sono e sem outras causas específicas de disfagia foram selecionados prospectivamente. Os pacientes preencheram um questionário com perguntas sobre sintomas de disfagia e foram submetidos à videoendoscopia da deglutição, com três consistências de alimento.
RESULTADOS: quatro pacientes apresentaram queixas de disfagia no questionário, sendo mais frequente a sensação de comida parada na garganta. Disfunções na deglutição foram observadas em 9 pacientes (69,2%). O achado mais freqüente foi escape precoce do bolo alimentar para a faringe antes de deflagrar o reflexo da deglutição, ocorrendo em 8 casos (61,5%). Seis pacientes (46,1%) apresentaram resíduo alimentar após a deglutição. Em 1 caso, houve penetração laríngea.
CONCLUSÃO: há uma alta prevalência de disfunção da deglutição em pacientes com síndrome da apnéia obstrutiva do sono, detectados pela videoendoscopia da deglutição.